English Español 日本語

DEATH EDUCATION: UROBOROS

Capa do UROBOROS. Scan por Vinushka.net

No dia 12 de novembro de 2008 foi lançado o UROBOROS, sétimo álbum do DIR EN GREY e aquele que lhe deu reconhecimento mundial.

O álbum que é tido como a obra de arte da banda até hoje por muitos fãs e críticos foi lançado em 16 países simultaneamente. Ele alcançou a quarta posição na Oricon na época do seu lançamento e é atualmente o sexto CD mais vendido da banda no Japão. Nos EUA ele apareceu em seis rankings da Billboard e conseguiu a primeira posição em um deles.

Para o DIR EN GREY o UROBOROS foi o álbum que a banda vinha tentando lançar desde o MACABRE mas que só foi possível naquele momento após uma década de experiência.


História

Depois de ter passado o ano de 2007 quase que inteiramente em turnê sem tirar mais que um mês de intervalo o DIR EN GREY lançou o primeiro single do UROBOROS. "DOZING GREEN" foi lançado treze meses antes do lançamento do álbum e obteve bastante sucesso, alcançando a terceira posição nos rankings de vendas.

Depois do lançamento do single a banda continuou a sua turnê de apoio ao álbum anterior THE MARROW OF A BONE que só foi concluída em 25 de dezembro daquele ano. Com a conclusão da época do TMOAB o DIR EN GREY passou quase que o primeiro semestre de 2008 inteiro em estúdio criando o UROBOROS.

Eles fizeram apenas uma pausa em maio daquele ano onde entraram em turnê no Japão e participaram do "hide memorial summit" para logo em seguida retornar aos estúdios. Só foi em setembro de 2008 que eles retornaram aos palcos no mesmo dia do lançamento do segundo single do álbum, "GLASS SKIN", lançado onze meses após o primeiro single.

A banda finalizou a sua turnê japonesa em outubro e em novembro lançou o UROBOROS para então prosseguiu para o exterior. Quando voltaram ao Japão em dezembro fizeram uma série de shows baseados no UROBOROS que ficou conhecida como "BAJRA" e um show conhecido como "UROBOROS -breathing-" no Osaka-jo Hall onde eles tocaram o álbum na sua plenitude pela primeira vez - fato que iniciou o ciclo do UROBOROS - em um local onde eles não tocavam há nove anos. Apesar de estar tocando em uma casa grande e com a estrutura de um show excepcional, o DIR EN GREY disse depois não ter apreciado a experiência, dizendo ter se decepcionado com a própria performance.

As turnês de apoio ao UROBOROS continuaram em 2009 onde a banda passou 10 meses na estrada levando a música do seu mais novo lançamento à America, Europa, Japão e America do Sul, onde pisou pela primeira vez e se apresentou no Brasil. Apesar de todo empenho da banda, a turnê japonesa "TOUR09 FEAST OF V SENSES" na primavera daquele ano foi interrompida brevemente em Sapporo e Sendai através de um anúncio no site oficial da banda, o qual explicava que o Kyo tinha sido diagnosticado com “edema da laringe” e que, portanto três shows tiveram que ser adiados, mas que os mesmos seriam re-agendados para o início de maio de 2010.

Depois de ter passado 2009 promovendo o álbum exaustivamente, em dezembro a banda já parecia estar deixando a época do UROBOROS para trás com o lançamento de "Hageshisa to, Kono Mune no Naka de Karamitsuita Syakunetsu no Yami". E assim como começou o ciclo do UROBOROS ele foi concluído com dois shows no Nippon Budokan no início de 2010 onde a banda tocou o álbum na integra novamente, desta vez para o seu contentamento. Os ingressos para estes shows se esgotaram em 45 minutos após terem sido anunciados para venda.


Produção

Inicialmente, o álbum começaria a ser produzido no inicio de 2008, mas a produção começou de fato em março.

O processo de produção foi divido. Primeiramente os membros passaram dois meses compondo sozinhos e separadamente e depois se reuniram para tentar encaixar as peças do novo álbum. As faixas foram então gravadas no edifício da Sony em Tóquio, Japão.

Seguindo a estratégia da banda o UROBOROS foi um álbum único e rico que incorporou uma melodia de folk metal do oriente médio e instrumentos diferentes, tais como bandolim, congas, sítara elétrica e biwa.

Os vocais estavam mais melódicos com composições mais suaves misturadas a berros e sons cada vez mais únicos. A banda também utilizou diversos modelos e técnicas de guitarras; algumas delas foram gravadas diretamente do amplificador.


Arte e Faixas

O UROBOROS possui 13 faixas e foi lançado em três versões no Japão. Além da edição normal, a edição limitada japonesa vinha com os seguintes extras: um DVD com cenas do estúdio capturadas durante a gravação do álbum, além de entrevistas com os membros da banda e apresentações no local de gravação. Um CD com faixas acústicas também estava incluso. A edição deluxe além de conter todo o conteúdo extra da versão limitada também acompanhou um LP duplo.

O álbum também contou com edições limitadas nos EUA e Europa que vieram acompanhadas de algumas faixas extras e no caso dos EUA mais um vynil e um DVD ao vivo com músicas variadas da banda.

1. Sa Bir
2. Vinushka
3. Red Soil
4. Doukoku to Sarinu (慟哭と去りぬ?)
5. Toguro (蜷局)
6. Glass Skin
7. Stuck Man
8. Reiketsu Nariseba (冷血なりせば)
9. Ware, Yami Tote… (我、闇とて・・・)
10. Bugaboo
11. Gaika, Chinmoku ga Nemuru Koro (凱歌、沈黙が眠る頃)
12. Dozing Green
13. Inconvenient Ideal


Curiosidades

- O nome do álbum vem do símbolo ouroboros, que é um dragão ou cobra em forma circular comendo a si mesmo.

- A capa foi inspirada na capa do álbum Lizard, da banda King Crimson.

- Ambos DOZING GREEN e GLASS SKIN ganharam versões com letras em inglês.

- No dia 30 de outubro antes do seu lançamento, o álbum vazou na internet no site do Nico Nico Douga onde era possível ouvir e visualizar a arte com antecedência. Ao ficar ciente disso, a sun-krad (agência do DIR EN GREY no Japão) entrou em contato com a policia que investigou também outros casos de violação de direitos autorais da banda no site de lançamentos passados.

- Juntamente com a gravadora americana da banda, uma estação de rádio com sede na Califórnia, a Indie 103,1 estreou algumas músicas do UROBOROS durante o mês anterior ao seu lançamento. As faixas escolhidas foram "RED SOIL", "DOZING GREEN" e "GLASS SKIN" e estavam disponíveis tanto pela rádio quanto pela transmissão via internet. No inicio do mês de lançamento, a rádio americana ainda estreou "Gaika, Chinmoku ga Nemuru Koro".

- Durante a promoção do álbum, a faixa "Stuck Man" era referida como "Third Time Does the Trick" (trecho da letra), no entanto o título foi alterado antes do anúncio do tracklisting final do álbum.

- Em harmonia com os temas asiáticos do álbum, os dois primeiros títulos das faixas, "Sa Bir" e "Vinushka" são derivados da língua tibetana e idioma russo, respectivamente. O primeiro se refere ao movimento da Terra, enquanto o último é uma "palavra de origem russa" usada "para falar sobre elementos que estão ligados aos pecados", segundo uma entrevista que o Kaoru realizou para a VerdamMnis Magazine. "Vinushka", que é uma forma da palavra "vina", também pode ser traduzido como "culpa".

- A música "Bugaboo Respira" originalmente era uma faixa oculta, escondida entre as faixas do LP lançado na versão deluxe.

- O álbum foi remasterizado por Tue Madsen e relançado em 11 de janeiro de 2012.

- A faixa de abertura do álbum "SA BIR" já vinha sendo usada como nova intro na turnê do álbum anterior TOUR07 THE MARROW OF A BONE.

- O clipe de VINUSHKA foi lançado ao vivo durante o show "UROBOROS - breathing-".

- Toguro já estava sendo tocada durante a turnê "TOUR08 THE ROSE TRIMS AGAIN".



Nenhum comentário:

Postar um comentário