English Español 日本語

BD: Resenha do álbum "DUM SPIRO SPERO" do DIR EN GREY (Julho, 2011)

Com o seu oitavo álbum de estúdio, Dum Spiro Spero, o Dir en grey está se preparando para atingir o mundo da música de uma forma nunca vista antes. O rumor é que haverá uma enorme blitz americana para apresentar a insanidade sonora que o Dir en grey passa àqueles que tiveram o azar de nunca ter ouvido falar desses caras antes. Por ter visto eles na turnê Family Values, em 2006, posso dizer com segurança que eles fazem um dos shows mais intensos que eu já vi. Mas será que essa insanidade que eles possuem se intensificou ao longo dos anos e se transformou no Dum Spiro Spero? Descubra depois da quebra de página!

Os primeiros vários minutos do álbum são incrivelmente assustadores e perturbadores, com acordes de piano dissonantes e guitarras drone? que criam uma aura de suspense e terror. O que se segue, e compõe o resto do álbum, é uma cacofonia de metal castigador, vocais assustadores e uma produção incrível.

'Akatsuki' é, de muitas maneiras, um exemplo perfeito de quão intensa e complexa é a banda. As guitarras rítmicas fazem um som explosivo juntamente com uma consistência dissonante, enquanto o baixo alterna entre as notas básicas e algumas demonstrações incríveis de slap e popping?. A guitarra solo aparece com uma grande quantidade de sons diferentes, a partir de passagens limpas e com efeito até um solo que soa como a filha ilegítima distorcida de Jimi Hendrix, e Justin Chancellor para uma passagem do funk wah?, que só pode ser um dos momentos mais inesperados e ainda assim incríveis da música. A bateria se mistura e distribuí o seu som lindamente, criando um efeito estonteante quando o tons são tocados, saltando do campo da esquerda para a direita, para o centro, e muito mais. Finalmente, os vocais do Kyo exploram todo o seu alcance, desde o vocal gutural até o soaring, e alturas agudas.

Existem muitas outras faixas de destaque, tais como "DIFFERENT SENSE”, que alterna entre riffs castigadores e melodias dolorosas e de ansiedade. 'LOTUS', usada como o segundo single do álbum, é a faixa mais acessível, sem dúvida, mas ainda é incrivelmente forte e poderosa. Mas talvez o aspecto que mais se destaca deste álbum é o trabalho vocal do Kyo. A sua versatilidade e variedade são absolutamente incompreensíveis e eu estou convencido de que ele é um dos cantores mais diversos no gênero do metal, se não no cenário inteiro da música.

A Palavra Final: O Dir en grey tem em Dum Spiro Spero um álbum diverso, brutal e assustador que precisa ser ouvido e compartilhado. Eu, sinceramente, recomendo este álbum.


Traduzido para o português por imago no SABIR BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário