English Español 日本語

Detalhes sobre o diagnostico do Kyo





Devido ao estado recente no qual o Kyo foi diagnosticado, criamos esta entrada para tentar instruir aos fãs um pouco mais sobre o mesmo. Abaixo estão algumas informações básicas que reunimos sobre Distúrbios vocais, Nódulos das cordas vocais e Pólipos.

Distúrbios vocais (disfonia)

A disfonia (Distúrbios vocais) é, na verdade, apenas um sintoma presente em vários e diferentes distúrbios, ora se manifestando como sintoma secundário, ora como principal. O indivíduo que padece de um distúrbio vocal sofre limitações de ordens física, emocional e profissional.

Tipos de lesões

Os principais tipos de lesões orgânicas resultantes das disfonias funcionais são: nódulos, pólipos e edemas das cordas vocais.

Nódulos

Os nódulos resultam de: fatores anatômicos predisponentes (fendas triangulares), personalidade (ansiedade, agressividade, perfeccionismo) e do comportamento vocal inadequado (uso excessivo e abusivo da voz).

O tratamento dos nódulos é fonoterápico. A indicação cirúrgica, todavia, pode ser feita quando os mesmos apresentam característica esbranquiçada, dura e fibrosada, ou ainda quando existe dúvida diagnóstica.

Pólipos

Os pólipos nas cordas vocais são formações não cancerosas que se desenvolvem devido ao uso excessivo da voz, a reações alérgicas crônicas que afetam a laringe ou a uma inalação crônica de irritantes, como as emanações industriais ou o fumo do cigarro.

O tratamento dos pólipos das cordas vocais é quase sempre cirúrgico, a intervenção efetua-se com técnicas de microcirurgia que permitem eliminar unicamente os tumores através de bisturi ou mediante a utilização de laser, respeitando as restantes cordas vocais. Trata-se de uma operação que exige muita perícia do cirurgião e não provoca grandes problemas ao paciente, pois realiza-se sob anestesia local e, em muitos casos, nem sequer necessita de hospitalização. Uma terapia vocal pré-cirúrgica, de curta duração, com orientações quanto à higiene vocal, pode auxiliar na regressão do edema do pólipo e das áreas subjacentes, reduzindo-se a área da intervenção cirúrgica. Após a remoção cirúrgica, se não for observada a normalização da voz em 15 dias, fica indicada a reabilitação vocal, geralmente de curta duração.

Recuperação

Após a cirurgia o paciente não pode emitir qualquer tipo de som por até 8 dias, após esse período o uso da voz deve ser feita com cautela sendo recomendando comunicações por sussurros, a recuperação total depende muito de cada paciente levando em média  de 60 á 80 dias. Febre, dor e desconforto são sintomas comuns durante a recuperação.

O prognóstico é bom e a voz habitual é rapidamente recuperada. Recidivas de pólipos são raras e, quando ocorrem, alterações estruturais mínimas ocultas devem ser investigadas.

Obs: Demos mais detalhes sobre o pólipos porque essa é a cirurgia a qual o Kyo pode vir a fazer.
Esperamos que as informações tenham sido uteis e tenham servido para acalmar um pouco os ânimos. Vamos todos juntos torcer para que tudo dê certo e para que a recuperação do Kyo seja rápida e total.


Fonte: Clubedafala.com, Medipedia.pt, Fonoclin.com e Manualmerck.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário