English Español 日本語

GiGS: Entrevista com Die, Kaoru, Shinya e Toshiya (Junho, 2011)


Uma entrevista feita de perto no local de gravação do novo trabalho que está superando o álbum anterior!



"UROBOROS", que detinha um inacreditável poder destrutivo, foi lançado em novembro de 2008.


Como está prestes a ser passar 2 anos e meio, os fãs devem estar se perguntando quando o próximo álbum será lançado e que tipo de conteúdo que ele terá. A equipe de entrevistadores da GiGS foi para o local de gravação, e excluindo Kyo, fomos diretos com os outros quatro membros e lhes perguntamos sobre os seus progressos. Qual foi o segredo desvendado por trás do novo trabalho?

Texto / YUKINOBU Hasegawa


O novo trabalho pode ser o mais difícil, onde há uma incrível evolução no desempenho

Após o lançamento do single “Hageshisa To, Kono Mune No Naka De Karamitsuita Shakunetsu No Yami”, a participação no abrangente álbum “Romantist ~ THE STALIN・Endo Michiro Tribute Album~”,  e turnê no exterior, pelos últimos um ano e meio, em paralelo a essas atividades, você já deve saber que o DIR EN GREY continuou com a gravação do álbum. Em abril de 2011, essa gravação está finalmente chegando ao fim.

Eu visitei um estúdio que ficava um pouco distante do centro da cidade. Assim que eu cheguei, a equipe de instrumentos estava prestes a gravar as suas partes para aquele dia. Colocado em uma grande cabine estava o conjunto familiar de bateria do Shinya. O bumbo era diferente daqueles utilizados durante os shows onde ele tem usado, principalmente a carbonply maple desde a gravação de “Hageshisa To, Kono Mune No Naka De Karamitsuita Shakunetsu No Yami”.

"Faltam apenas 4 músicas em relação a parte da bateria. Usei em todas as faixas a carbonply maple para o bumbo. Eu queria criar um som com crueza e força. Estou gravando de uma forma em que para gravar eu tenho um sub-kick na frente de um kick" (Shinya).

Ao redor da cabine Drum Booth (isolador de som da bateria), havia vários estandes, e um deles era para guitarra. Havia uma Diezel VH4, Shark WARZY DRIVE, Emma’s PisdiYAUwot, dois afinadores um KORG e  um Research Turbo no topo da estante, que podia encaixar a cabeça da guitarra. Em relação ao grupo de equipamentos, o Kaoru dominava a área.


"Eu não toco na sala de mixagem já que eu toco tudo aqui. Eu verifico cada frase usando os 2 afinadores. Em relação as frases onde eu tenho que tocar em mudo, eu definitivamente as torno um pouco mais agudas. Pode ocorrer momentos em que eu apenas deixe a sensação edgy fluir do jeito que soa, mas há momentos em que eu faço apenas uma afinação. Se eu quisesse fazer um som com um sentimento sombrio estranho, eu o faria ligeiramente plano". (Kaoru).

Mesmo usando a mesma frase, a atmosfera muda com a mais singela diferença no tom. Com esse tipo de particularidade detalhada, a gravação começou de forma rigorosa. Em outra cabine, havia um computador, interface de áudio Line 6, modelo Duncan start, e um violão de 7 cordas da ESP. Em contraste com a cabine do Kaoru, o equipamento era extremamente simples.

"Este é um estúdio simples para pensar sobre a frase da minha guitarra. Enquanto os outros membros estão gravando, eu me refugio aqui e penso em frases para outras músicas. Eu tenho uma guitarra de 7 cordas aqui, mas agora, eu estou pensando em frases que usam apenas um captador single coil, e as frases estão indo na direção aguda, então eu estou usando muito a guitarra de 6 cordas."( Die)

Eu não vi o Toshiya, mas em uma cabine diferente havia uma caixa para baixo que tinha a rede saran removida, e vários microfones voltados para o alto-falante. Ao observar isso, se pode ouvir um som crackled attack que surge de um modo slap agressivo de tocar. O Toshiya estava em uma ampla sala de estar ao lado do estúdio. Na frente do Toshiya, que estava tocando baixo, ele tinha o seu laptop e iPad, que tinha um aplicativo com várias simulações de amplificadores. Ele estava tentando colocar os toques finais nas músicas que estavam planejadas para serem gravadas naquele dia.

 "Não há uma grande diferença com o meu equipamento, mas eu estou fazendo as coisas aqui e ali (risos). Há muitos pensamentos criativos. "(Toshiya)

Eu tinha certeza de que ele iria nos dizer quais pontos ele precisava melhorar, quando a gravação tivesse acabado. Uma vez que voltei ao estúdio, não querendo interromper seu arranjo de baixo,  a verificação do microfone para bateria tinha acabado, e eles estavam prestes a gravar a bateria. Havia uma partitura cheia de anotações na frente do Shinya, e em seu laptop favorito, havia uma outra partitura aberta. Assim como antes, ele faz o arranjo da bateria ao colocar suas idéias no computador enquanto ouve a demo. Uma vez que ele as toca, ele “lapida” as partes ainda mais, sendo esse o seu método.

"Um pouco antes de estar prestes a fazer a gravação, tudo que existe em minha mente são notas musicais. Esse álbum é o mais difícil de todos os tempos em relação à bateria e musica em si. Este álbum é mais difícil que o "UROBOROS" em um nível diferente. Agora eu penso que o “UROBOROS” é muito simples (risos). Quando você continua a fazer músicas e criar arranjos, eles naturalmente se tornam difíceis. A bateria têm naturalmente uma frase construtiva. Agora, de todas as novas músicas que foram lançadas, eu acho que "LOTUS" seria a mais simples." (Shinya)

Tendo dito isso, Shinya entrou em sua cabine de isolamento para bateria.  Então eu perguntei aos outros membros sobre o que eu tinha acabado de ouvir. Então, estas palavras foram repetidas.

"É difícil. Todos nós estamos pensando dessa maneira, então é muito difícil. Há também muitas partes que eu ainda não entendo (risos). Eu ainda não as desmembrei por completo e elas ainda não se aprofundaram dentro de mim. Sinto que no momento estou entrando em confronto com as músicas". (Die)

"É realmente difícil. Estamos indo com calma com os nossos arranjos. Mas ao assistir o Shinya, a parte da bateria está mais difícil do que o habitual, entretanto como banda, estamos tentando criar um groove." (Toshiya)

"Todos os membros estão se angustiando em relação aos seus arranjos, e eles estão tentando saltar sobre algo. Eles estão tentando fazer algo novo. Existem várias frases que me fazem pensar seriamente dessa forma. Os arranjos para as músicas que vão estar no álbum foram decididos, mas nós podemos querer colocar algo mais em relação às frases, por isso os membros ainda estão se torturando em cima de suas partes." (Kaoru)

Ao rever suas observações, os membros parecem estar tendo dificuldades. Entretanto, suas expressões faciais eram surpreendentemente auspiciosas.

"Em janeiro, na festa após o show depois do final da turnê, nós tivemos uma conversa. Já tínhamos músicas, mas eu queria verificar que tipo de coisa cada membro queria fazer. A festa após o show tinha uma atmosfera relaxante, então várias idéias surgiram. Por que não mudamos um pouco o arranjo para aquela música? Por que não tentamos fazer algo que viemos evitado fazer por alguns anos? Tendo essas idéias em mente, nós pensamos sobre o que podemos fazer atualmente, e continuamos a fazer mais músicas. Havia muitas músicas que refletiam as idéias que surgiram durante a festa após o show." (Kaoru)

"Estávamos gravando já fazia um ano, mas o período de pré-produção para a composição da última música ocorreu apenas recentemente, em março. Até então, eu realmente não podia ver o álbum na íntegra. Parecia que havia um monte de músicas que não conseguiriam se agrupar; todas as músicas passavam essa sensação. Mas ao adicionar a última música, que foi feita durante a última seção de composição, parecia que a última peça havia se encaixado. Eu vi a posição de cada música no álbum e eu tive a impressão de que o álbum em sua totalidade havia sido decidido." (Die)

"Quando conversamos, decidimos fazer algo que nunca tinha sido visto, tocado ou ouvido antes. Mas você não pode imaginar algo que você nunca ouviu antes tão facilmente. Nesse ponto, tudo era nebuloso e eu senti como se estivesse na linha de partida novamente. Mesmo assim, eu queria construir um mundo novo, e eu queria criar algo que conectasse, no bom sentido, e algo que seria desvinculado." (Toshiya)

Um entusiasmo real em relação ao seu trabalho orgulhoso de ter algo grandioso sendo criado.

Enquanto cada parte continua a gravar o seu arranjo detalhado, eles já sabem o que precisa ser feito para o novo álbum. Isso deveria estar evidente em suas expressões faciais. O que surpreendeu a equipe de entrevistadores foi o que o Toshiya afirmou logo depois. No passado, estivemos presentes em suas gravações inúmeras vezes, e o Toshiya parecia que estava sempre caminhando, tentando encontrar uma saída. Desta vez, ele disse o seguinte.

"Toque com sabedoria e cante com sabedoria, eu sinto que algo grandioso foi criado... É verdade que eu nunca disse algo como isso antes (risos). Bem, eu vou dizer isto pela primeira vez durante as gravações. Algo grandioso está sendo criado. Como baixista, eu acho que eu finalmente cheguei na área de coisas que eu queria experimentar. Tudo o que eu tinha feito até então, finalmente floresceu. Eu me sinto assim. Eu absorvi muitas coisas e eu fui capaz de digerir tudo à minha maneira." (Toshiya)

Então, esse deve ser o seu "trabalho orgulhoso". Quando eu disse isso, ele sorriu de uma forma tímida e disse, "Uh, talvez" e sorriu novamente. Então, o Shinya acrescentou, "Mesmo se eu ouvisse isso de forma objetiva, as guitarras estão bastante evidentes."

"Pare de atiçar as coisas assim (risos)", riu o Kaoru. Mas tudo era um fato. A nova música que ouvi da sala de mixagem tinha um arranjo detalhado que mostrou uma atmosfera, para a qual você não poderia dar um exemplo.

"O nível de liberdade para o arranjo das guitarras é alto. Há menos partes claras em relação aos acordes. Para o “UROBOROS", decidimos sobre uma progressão de acordes para o refrão e tinha um arranjo que era fácil de entender, mas desta vez, as partes de guitarra são estabelecidas à medida que continuam mudando. Por exemplo, o ritmo não é irregular, mas as frases de guitarra mudam uma após a outra, elas estão sempre ativas em todas as músicas, e todo o desenvolvimento é feroz". (Kaoru)
"Algo que nós não havíamos lidado até o momento ou algo que temos evitado tornou-se um caminho. Ao experimentá-los, eu tive novas idéias e minha imagem para com as músicas mudou. Por exemplo, quando eu tinha um riff agressivo, ele fazia a música mais amorosa e expandia a amplidão.

Seria assim em relação a, como o acorde soava ou a maneira como eu usei uma nota de tensão... Eu posso ter tornado a impressão da música mais difícil (risos). Há também algumas partes onde eu estou criando uma harmonia sozinho. Para cada lugar em uma música, existem arranjos como, "Quantos guitarristas tem ai?", há muitas frases desafiadoras. As frases não têm o sentimento onde "eu apenas toquei da maneira que ela é onde eu as criei com um cálculo preciso". Eu não acho que houve nem uma frase que surgiu naturalmente. Se eu fosse tocar as músicas novas em um show agora, por favor, me permita me refugiar em uma montanha (risos)." (Die)

Nesse momento, a presença pesada do novo álbum ultrapassa facilmente o "UROBOROS".
Quando eu ouvi o single “Hageshisa To, Kono Mune No Naka De Karamitsuita Shakunetsu No Yami”, eu pensei que o trabalho final nos faria seguir para uma direção mais simples e compreensível do que o "UROBOROS". No entanto, o arranjo colorido em "LOTUS" derrubou a minha previsão. Atualmente, suas declarações transmitem como eles estão tentando evoluir a partir disso.

"Há algo imenso acontecendo em relação às partes de todos. Em contraste com o ‘UROBOROS’ nós somos pessoas completamente diferentes. Você poderá reconhecer a evolução quando você ouvir isso pela primeira vez. O álbum vai passar uma sensação caótica". (Shinya)

"Depois de mudar para uma guitarra de 7 cordas para o single 'Hageshisa To, Kono Mune No Naka De Karamitsuita Shakunetsu No Yami', a impressão mudou completamente. No geral, as músicas são obscuras, mas algumas têm uma luz brilhando através delas. Já existem algumas músicas que estão sendo mixadas e estamos muito entusiasmados. Se você ouvir cerca de 10 músicas desse álbum de uma vez, eu acho que será alucinante". (Die)

"As músicas são mais obscuras e ferozes. Eu também usei uma guitarra de 8 cordas em algumas partes. Mas as músicas são bastante diretas. Eu experimentei muitas coisas neste um ano e meio, mas não há uma música que eu possa chamar de uma “bola curva”. Elas passam a sensação de estarem correndo para a frente. Ao mesmo tempo, elas não são simples. Eu me torturei com as frases muitas vezes quando eu as criei, mas elas não passam essa sensação. Eu incluí muitas coisas, mas, surpreendentemente elas não são óbvias. Estamos atingindo isso de frente. Não é como se nós estivéssemos fazendo algo novo em nossa história, mas eu acho que o álbum acabou se tornando muito denso". (Kaoru)

"Eu acho que as pessoas podem não entender isso (risos). O álbum tem esse tipo de dificuldade, mas é certamente diferente de antes. A atmosfera de cada música é diferente e a profundidade do som pode se tornar algo diferente. À medida que colocamos os arranjos e gravamos, houve algo que um dos membros mencionou. Ele disse ‘Nós facilmente superamos o UROBOROS’". (Toshiya)

Depois de ouvir todos eles falarem, não há nada se não a antecipação subindo. Percebendo isso, o Kaoru perguntou: "Já que você veio até aqui, você quer ouvir uma faixa?". Não havia razão para recusar tal oferta.

Tal música ainda estava em uma mixagem rude, mas cada parte dos instrumentos saltou de forma que você pode chamá-los de “afiados”. Você está fazendo isso aqui e, finalmente, fazendo isso onde há uma surpresa contínua. Ainda assim, há algo invariavelmente do DIR EN GREY colocado lá. Mesmo quando eu olho para trás, eu tremo e fico arrepiado. Não vou escrever mais nada porque eu quero que todos possam desfrutar do choque quando vocês puderem ouvir as músicas.


Notas:

Carbonply maple é um tipo de caixa revestida com fibra de Carbono
Sub-kick -  Um alto falante atuando como microfone, pra captar mais graves no bumbo da bateria.
Kick - É um microfone que é usado junto ao bumbo da bateria.
Edgy - Um efeito de guitarra.
Single coil - Um tipo de captador de guitarra.
Rede saran - Um tipo de rede utilizada em caixas de som.
Crackled attack - Um tipo de efeito de baixo.
Slap agressivo - Uma técnica de baixo.


Traduzido para o português por Uka no SABIR BRASIL
Scaneado por vulgarismx 

Nenhum comentário:

Postar um comentário