English Español 日本語

ARTIST direct: Entrevista com a banda (Julho 2011)

A exploração profunda do DIR EN GREY no vídeo de "DIFFERENT SENSE" e que os fãs podem esperar do seu próximo álbum Dum Spiro Spero, tudo isso está exclusivamente nas perguntas e respostas abaixo. É uma obra-prima sensorial que você não vai esquecer tão cedo! Veja abaixo as idéias da banda sobre o vídeo!


── De onde veio o conceito do vídeo?

A interpretação da história do vídeo é muito subjetiva. Nós não queremos forçá-la para ninguém. É uma história que também nos faz sentir algo como uma banda. Temos trabalhado com o diretor Hiroyuki Kondo por muitos anos. Nós começamos, pedindo à ele para ouvir a faixa e depois expressar o que sentia, é daí que veio o conceito geral para o vídeo. Pegando emprestadas as palavras do nosso diretor: "Para se criar algo ou expressar algo no Japão atualmente, é inevitável que um elemento grotesco seja parte dessa expressão".

"Os valores de quem assisti-la decidirá se uma forma de expressão é ‘nociva’ ou não, porém no Japão de hoje em dia, a expressão do ponto de vista de que o ‘mundo é belo, e o futuro não muda’ é na verdade mais nocivo, e eu acho que não existe algo tão desinteressante para se assistir como uma expressão dos valores de alguém."

Esta é precisamente uma linha de pensamento com a qual a banda se relaciona, e nós sentimos que este era o conceito certo.


── Vocês tinham uma visão de Dum Spiro Spero como um todo ou ela se formou com cada faixa que vocês criavam?

De início não havia uma visão para o álbum como um todo. Nós o fizemos com uma música de cada vez. Algumas músicas que não estavam boas o suficiente nos projetos anteriores ganharam novos arranjos e foram regravadas para este álbum, então o processo realmente começou há cerca de dois anos atrás. Sempre foi assim, mas ao invés de ter uma imagem geral, nós nos concentramos em fazer uma música de cada vez e, finalmente, chegamos à uma imagem completa. Pode ser que, inconscientemente, nós estávamos formando uma imagem durante todo o processo, mas para este álbum, nós tentamos não pensar sobre isso ou focar demais na harmonia.


── Como o Dir en grey evoluiu neste álbum?

Não podemos dizer se nós evoluímos. Nosso processo, sempre tem sido em função de compreender várias coisas e transformar em som o que sentimos.

Não sei se você pode chamar isso de evolução, mas no passado nós tentamos fazer tudo o que podíamos fazer naquele momento e colocar isso em nossa música. No entanto, depois de ter presenciado o terremoto de 11 de março e a incerteza do que veio a seguir, houve uma sensação de que esta poderia ser a última coisa que nós faríamos. Essa sensação de perigo também resolveu ser parte do nosso álbum.


── Qual o próximo passo para vocês?

Na verdade, existem muitas coisas nas quais estamos trabalhando agora, mas a próxima coisa que está surgindo é a preparação para a nossa próxima turnê. Começaremos em agosto e iremos para a Europa, em seguida, Japão, América do Sul, e também estaremos reunindo as datas da turnê norte-americana em um futuro próximo, por isso vai ser uma turnê distinta e longa.

Com a nossa experiência pessoal do terremoto e as suas conseqüências, uma coisa que realmente impressiona é a realidade que você pode morrer à qualquer momento sem perceber. Não sabemos o que está esperando por nós à medida que avançamos, mas enquanto estivermos vivos, queremos liderar esta turnê com uma sensação de determinação.


── Por último, o clima atual no Japão afetou diretamente a música de vocês? Vocês sentem como se estivessem dando algo de positivo para o país com esta arte?

Eu acho que não existe nada no Japão agora que não tenha sido afetado. A situação atual é preocupante para todos nós, mas nós realmente não sabemos se a nossa arte pode dar algo positivo para o Japão.


-Rick Florino
06.07.11



Traduzido para o português por imago no SABIR BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário