English Español 日本語

Kaoru no dokugen da Ongaku to hito (Janeiro, 2013)



Contudo eu não tinha dinheiro para comprar uma guitarra de imediato e eu não me importava com que tipo de guitarra eu compraria. Acima de tudo eu queria tocar, então eu perguntei na minha vizinhança se alguém tinha uma guitarra e uma vez que a irmã mais velha de um colega meu da escola possuía uma eu pedi a ela sinceramente pela guitarra e assim consegui pegá-la emprestado. Era uma Stratocaster feita pela TOKAI.

Quando fui buscá-la pensando que "Vou começar a afinando", a irmã desse meu amigo que tinha um jeito um pouco espartano, me entregou a Stratocaster com as cordas soltas. Imediatamente eu fiquei desanimado... As cordas só estavam enfiadas na ponte que é conhecida como tremolo (será que não tem nenhum problema se eu chamar essa parte da guitarra, que é ligada ao seu corpo e que segura as cordas no lugar, assim?), e isso era diferente de soltar uma corda que estava apertada e apertá-la novamente.

Eu não sabia como começar do zero. Metade de mim queria desistir, e embora eu tenha ignorado a guitarra por algum tempo, eu queria tocar de qualquer maneira então eu fui até a loja de instrumentos musicais mais próxima de mim e observei as guitarras que estavam lá, procurei em revistas e coisas do tipo. De alguma forma naquela época eu consegui por as cordas na minha guitarra. Mas aquela altura já tinha se passado um mês desde que eu tinha pegado a guitarra emprestada...

Eu tinha dado o meu melhor para por as cordas na guitarra, mas eu simplesmente não conseguia afiná-la. Em outras palavras: nada havia mudado. Eu pensei que eu deveria ir falar com a "irmã de Esparta" para pedir que ela me mostrasse como afiná-la, mas ela me dispensou na porta da casa dela dizendo "Compre um afinador"...

Então eu decidi voltar àquela loja de instrumentos mais próxima para comprar um afinador. Havia apenas um cara velho na loja (normalmente havia muitas pessoas por lá) e eu pedi a ele para me mostrar um afinador, e ele me trouxe uma vara de metal. Aquela coisa, uma vara com uma parte em formato de U, era um diapasão - uma ferramenta que se usa para afinar instrumentos.

Embora ela seja uma ferramenta de afinação adequada para violões e coisas do tipo, eu que também não sabia nada sobre instrumentos naquela época, não entendia nada do que aquele cara estava falando e novamente eu fiquei frustrado... Embora eu sentisse vontade de desistir, eu comprei um afinador mais adequado e, finalmente, cheguei ao ponto onde eu conseguia tocar a minha guitarra por um momento.

No passado, quando eu apertava as cordas demais elas partiam com muita frequência. Até hoje eu não consigo suportar o som de uma corda no momento em que ela se parte.

E então, no início eu olhava as partituras nas revistas, as tocava e decidia as poses que eu faria diante de um espelho (eu fazia isso antes mesmo de eu ter botado as cordas na minha guitarra).

[A tradutora para o inglês decidiu pular os próximos parágrafos e fez apenas um resumo sobre o que o Kaoru escreveu neste trecho: Nos próximos parágrafos o Kaoru fala com muito entusiasmo sobre o seu modelo da ESP Throbber-STD. Ele fala que não vai apresentar a sua primeira guitarra, a Stratocaster, porque ele a devolveu para a garota e não a possui mais. Ele fala também que usou a ESP durante as gravações do UROBOROS e a levou em turnê para usá-la na música "Toguro". Ele diz que quando ele coloca essa guitarra o seu corpo naturalmente entra em um "Toguro-mode". Kaoru explica então que originalmente o captador e a ponte da ESP eram diferentes e que isso fazia com que o som da guitarra também fosse diferente.]

A razão para ficar interessado em tocar guitarra não é muito diferente de pessoa para pessoa: Somos influenciados por alguém próximo de nós, alguém que admiramos. A primeira guitarra que eu comprei era o mesmo modelo que a pessoa que eu admirava usava, e ao contrário daquela guitarra emprestada que eu mencionei acima, essa combinava muito mais comigo e eu conseguia tocá-la sem problemas.

A princípio, eu passei os meus dias copiando as músicas das minhas bandas favoritas e sonhando apenas em subir no palco. Desde aquele momento, as únicas coisas que eu tinha em mente eram a guitarra e o desejo de formar uma banda. Eu queria encontrar integrantes o mais rápido possível e formar uma banda! Eu queria ir para um estúdio, aumentar o volume e tocar músicas: Isso era tudo que eu conseguia imaginar.

Mas quase não havia pessoas na minha escola que estavam interessados em formar uma banda, então o que poderia fazer...? Se alguém não aumentasse o número de pessoas que gostavam de bandas e coisas do tipo e que se interessassem em primeiro lugar tudo seria inútil. Eu tinha a sensação de que ninguém se interessava por bandas ou ouvir bandas de rock pesado.

Então eu levei as revistas de música para a escola, divulgava a música com um gravador de fita cassete, dava conselhos constantemente - era quase como uma campanha de popularização. No início eu fui tratado com olhares frios, mas algumas pessoas se interessaram e nós conversamos sobre fazer coisas relacionadas a uma banda.

Todos também se decidiram sobre o papel que eles queriam ter na banda (Embora eu suspeito que alguns dos caras tenham sido meio que forçados ou sofreram uma lavagem cerebral).

Um pouco antes de anunciarmos "Tudo bem, vamos fazer uma banda juntos!" eu comecei a deixar o meu cabelo crescer e quando as pessoas perceberam isso, os caras da escola começaram a me chamar de "O ântro do tigre do heavy metal".

No próximo mês eu vou continuarei falando sobre o primeiro show da minha vida.




"Kaoru no dokugen" é o nome da coluna do Kaoru lançada mensalmente na revista japonesa Ongaku to hito.



Scan original por turningablindeye 
Tradução para o inglês por takowasara 
Tradução para o português por imago no SABIR BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário