English Español 日本語

Death Education: Especial em comemoração ao lançamento do MACABRE

Primeira prensagem do MACABRE

Há 12 anos o DIR EN GREY lançava o MACABRE em 20 de setembro de 2000, seu segundo álbum de estúdio. MACABRE foi o primeiro álbum da banda a ser lançado em colaboração com a Firewall (sub-divisão da Free-Will) e a Sony Music Entertainment Japan, e ser produzido totalmente pela banda.

O MACABRE é um álbum repleto de experimentalismo, efeitos e sintetizadores. De acordo com os rankings da Oricon, no ano do seu lançamento o álbum atingiu a 4° posição, e é o segundo álbum mais vendido da banda. Os três singles do álbum "Myaku", "Taiyou no ao" e "[KR] cube" estão entre os 10 singles mais vendidos do quinteto.

O MACABRE traz referências da Rússia: a obra de arte do álbum contém o alfabeto cirílico, "Deity" é cantada em russo e seu significado difere de acordo com a língua escolhida para ser traduzida tendo em vista que "Deity" em inglês quer dizer "divindade" mas em russo significa "crianças", no entanto "Deity" não está escrito no alfabeto Russo porém a imagem que acompanha a letra da música no encarte do CD traz a foto de uma mulher grávida. "Rasetsukoku" cuja tradução do título é "País do demônio comedor de homens", é como a Rússia era chamada pelos chineses durante a dinastia Qing. O tracklist também é numerado em russo.

A primeira prensagem do MACABRE cujo estojo do CD era colorido, apresentava a capa e contra-capa em relevo, e cinco miçangas de madeira foram colocadas dentro da coluna do CD. O álbum assim como o GAUZE vinha acompanhado de um poema e foto além da letra em cada música no encarte.

A 5º faixa "Hydra" apareceu com novo arranjo no single "DOZING GREEN" de 2007 como um B-side.

A regravação da 11º faixa "Rasetsukoku" apareceu como faixa bônus no último álbum DUM SPIRO SPERO (2011).


Produção e shows

DIR EN GREY tocando no HARMONY HALL ZAMA no Japão em 09.09.2000
 antes da interrupção da segunda turnê do MACABRE

Die e Shinya confirmaram que durante a produção do álbum eles estavam ouvindo música progressiva e Kaoru disse que além de música tribal ele também ouvia Pink Floyd e King Crimson, e revelou que a banda ainda sofreu influencias de músicas industriais e étnicas. Para o Kaoru, o MACABRE foi um álbum conceitual, que era algo que ele queria fazer antes, no entanto não foi possível alcançar isso com o GAUZE . Para ele o MACABRE deu inicio ao conceito de visão de um álbum do DIR EN GREY ou seja ao ouvir o álbum você pensaria "esse é um álbum do DIR EN GREY". Segundo o Toshiya eles fizeram o álbum como uma história.

A banda revelou em entrevistas posteriores que durante a gravação do MACABRE eles estavam atraídos por aquele sentimento que era difícil de entender.
Die confirma no livro Garuda que o MACABRE contêm um link para quem eles eram naquele momento em 2008. No Shankara todos os membros concordaram ao responder que o MACABRE é o álbum que mais se assemelha ao UROBOROS. Kyo revela que com o UROBOROS eles foram capazes de fazer aquilo que ele queria ter feito com o MACABRE ,mas que na época não foi possível.

Antes do lançamento do álbum o DIR EN GREY fez duas turnês de apoio ao mesmo, a última que começou alguns dias antes do lançamento do mesmo e teve apenas um show, pois devido a hospitalização urgente do vocalista Kyo que sofreu com a perca parcial da audição na orelha esquerda, a banda teve que remarcar 25 shows e cancelar 1. O vocalista revelou mais tarde que foi durante essa época que o seu estilo original se estabeleceu. Durante os shows que foram repostos no ano seguinte a banda tocou em diversos lugares ainda inexplorados pela mesma. Kaoru afirmou que a banda queria fazer o álbum como uma obra de arte e que como eles não haviam pensado como seria tocá-lo ao vivo, assim foi bastante difícil fazê-lo.


Curiosidades nos títulos das músicas

DIR EN GREY em 2000 usando o visual do MACABRE

O título da 3º faixa "理由" cuja leitura oficial é "riyuu", é chamada pela banda de "wake". Tanto "wake" ("訳") e riyuu ("理由") podem ser traduzidos como "razão", no entanto "riyuu" se assemelha melhor com "motivo", enquanto que "wake" é mais parecido com "pensamento racional".

"egnirys cimredopyh", a 4 º faixa, significa "seringa hipodérmica" (hypodermic syringe) escrito de trás para frente, e foi escrito desta forma para evitar a censura do título no Japão.

Quando lido da esquerda para a direita o subtítulo "揚羽ノ羽ノ夢ハ蛹" da 9 º música se translitera como "Ageha no hane no yume wa sanagi" (O sonho das asas das andorinha é a crisálida). No entanto, acima do título há alguns kanjis que auxiliam a leitura numerados, o que sugere que o título seja lido como "Sanagi no Yume wa Ageha no Hane" (O sonho da crisálida são as asas da andorinha). Há ainda a troca do hiragana pelo katakana na frase.

"Taiyou no Ao", ultima música do MACABRE, apresenta um kanji que significa "Midori" (Verde). No entanto "Ao", a palavra azul, também pode significar verde. Assim, a tradução poderia ser tanto "Sol Verde", "Sol Azul" ou "Sol de Jade".


Fontes: Wikipedia, Ochestrated-Chaos, OHP

Nenhum comentário:

Postar um comentário