Da esquerda para a direita as VHSs: Kaede ~If Trans...~, Mousou Kakugaigeki e Mousou Toukakugeki.
Foto por Yahoo! Auctions Japan
Há 14 anos o DIR EN GREY fazia dois lançamentos em vídeo. O Mousou Kakugaigeki e Mousou Toukakugeki foram duas VHS lançados no dia 7 de outubro de 1998.
O lançamento simultâneo e planejado fica aparente na arte e nome dos vídeos. Ambos retratam a mesma figura só que em posições um tanto diferente, uma em branco e a outra em preto. O mesmo acontece com os nomes: Peça de ilusão superior (Mousou kakugaigeki) e Peça de ilusão perceptiva (Mousou toukakugeki).
As duas VHS foram o segundo e terceiro lançamento em vídeo da banda que na época ainda era indie e estava no seu segundo ano na ativa, tendo lançado apenas o mini-álbum MISSA e os singles JEALOUS e -I'll-.
VHS Mousou Toukakugeki com um postcard. Foto por Yahoo! Auctions Japan
O Mousou Toukakugeki se trata de uma compilação de clipes enquanto que o Mousou Kakugaigeki é um documentário sobre a trajetória da banda desde o seu ínicio no ano anterior até aquele momento, este também foi o primeiro documentário lançado pela banda e contou com 6 trechos de músicas gravadas ao vivo.
As versões limitadas dos dois lançamentos só estavam disponíveis para os membros do 'a knot'.
Os vídeos entraram no top 10 da Oricon, atingindo a 6 e 7 posição cada um, algo que deu ao DIR EN GREY notoriedade por se tratar de uma banda indie quando o ranking estava repleto de bandas major.
VHS Mousou Kakugaigeki com um postcard. Foto por Yahoo! Auctions Japan
O Mousou Toukakugeki contou com 4 clipes, 3 inéditos e 1 cuja versão foi diferente daquela lançanda previamente no Kaede ~If Trans...~, este último se trata de KARMA, música que a banda nunca incluiu em nenhum lançamento de estúdio.
Curiosidades
O vídeo do segundo single -I'll- foi gravado no Iruma Seiyoukan em Ishikawa (uma casa no estilo ocidental construída em meados de 1800 e que só é acessível ao público em certos dias do mês) e em uma montanha 3.000 metros acima do nível do mar. O figurino que o Kyo estava usando era da BATSU e mais parte o vocalista teve a oportunidade de fazer uma parceria com a marca japonesa.
No PV do primeiro single JEALOUS, cada membro criou o seu próprio figurino conceitual. O figurino do Kyo se chamou 'Amakusa Shirou', referencia ao samurai que liderou 37 mil pessoas de Shimabara e Amakusa na Rebelião Shimabara contra a perseguição aos cristãos japoneses e as tropas enviadas pelo xogunato Tokugawa.
Karma apesar de ter esta leitura foi escrito na VHS como "業" cuja leitura do kanji é 'Gou'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário