O CLEVER SLEAZOID foi o primeiro single que a banda lançou depois do álbum Withering to death sendo o 20° single na carreira da banda e introduziu a todos o primeiro single do álbum THE MARROW OF A BONE, que viria a ser lançado em 2007.
A música causou uma certa polêmica já que foi lançada em um momento em que a banda estava explorando pela primeira vez solos internacionais, fazendo seus primeiros shows pela Europa, e o fato da letra ser quase que inteiramente em inglês e melodia agressiva não agradou aos fãs que preferiam seus singles anteriores que marcavam uma fase mais melódica da banda como "Kasumi" e "The Final", no entanto, após a experiência internacional os fãs assim como a banda foram capazes de assimilar a música e o sentimento da mesma tornando uma música bastante potente e agitada nos shows, CLEVER SLEAZOID com sua energética melodia, frenesi de berros selvagem e riffs agressivos rapidamente se tornou uma das melhores e mais agressivas músicas da banda na época.
No ano de seu lançamento o single alcançou a 10° posição no ranking de vendas da Oricon, e no mesmo site ele ocupa o 19° lugar no ranking de singles mais vendido da banda. O single também fez sucesso fora do Japão, alcançando o 15° lugar nos rankings de vendas na Finlândia após o seu lançamento na Europa em 2005, ano em que a banda começou a fazer lançamentos internacionais.
UV vol. 118 (Setembro, 2005) |
Em 2007 a música ressurgiu como uma nova gravação no álbum THE MARROW OF A BONE, trazendo uma nova produção de som, algumas mudanças no instrumental e regravação dos vocais mas nada que tirasse a identidade da música, fazendo a mesma não diferir muito da versão original que muitos consideram melhor do que a versão do álbum.
Essa música assim como muitas outras do THE MARROW OF A BONE foi composta enquanto a banda estava na estrada em turnê e também foi uma das músicas do DIR EN GREY escolhidas para participar da trilha sonora do filme japonês DEATH TRANCE (2006), acompanhada de "Deity", "THE IIID EMPIRE" e "INCREASE BLUE".
Na época, críticos e fãs concordaram que o CLEVER SLEAZOID continha em essência aquilo que é único do DIR EN GREY e que descreve bem o som único da banda.
UV vol. 118 (Setembro, 2005) |
Curiosidades da letra e PV
Na letra da música o Kyo escreveu "moran" quando a palavra em inglês seria "moron" (imbecil/idiota), não se sabe se foi um erro de digitação ou algo proposital já que "moran" é usado como gíria e tem o mesmo significado que "moron".
Na gravação do PV foram usadas 200 baratas gigantes de Madagascar, na cena onde a banda está tocando pode-se observar as baratas pelo chão. Esse foi um dos primeiros vídeos da banda a serem exibidos na televisão americana.
O PV também ficou marcado como o último vídeo da banda da época visual.
Outra curiosidade é a capa do single, que tem partes do corpo de todos os membros alinhados de forma peculiar formando um só rosto.
O título do single também trás uma gíria "SLEAZOID" que quer dizer miserável, vagabundo, sórdido, escória, etc. e "CLEVER" pode ser traduzido como inteligente, esperto, sagaz, astuto etc. Levando em consideração a letra da música o título ficaria "Escoria sagaz" ou "Astuta escória".
CLEVER SLEAZOID
Data de lançamento: 21 de Novembro de 2005
SFCD-0039
Preço: ¥1,260
Manufaturado por FIREWALL DIV.
Distribuido por Sony Music Distribution(Japan)Inc.
Tracklist:
1. CLEVER
SLEAZOID
2. C [ao
vivo]
3. GARBAGE
[ao vivo]
4. dead
tree [ao vivo]
* As
apresentações ao vivo foram gravadas durante o show no SHINKIBA STUDIO COAST em
29 e 30 de Abril de 2005.
Scans por maplecroix
Nenhum comentário:
Postar um comentário