English Español 日本語

Resenha do show UROBOROS -that's where the truth is-

Foto ilustrativa. Por Direngrey.cl
No último sábado, o DIR EN GREY realizou o seu tão esperado show UROBOROS -that's where the truth is- no Osaka-jo hall, uma das maiores casas de show no Japão com capacidade para 16.000 pessoas. Com esse título, os fãs não estavam errados em esperar um show baseado no mundo do seu penúltimo álbum, UROBOROS, que foi recentemente re-lançado na sua versão remasterizada e estendida.

Esta foi a terceira vez que a banda se apresentou no local. A penúltima vez em 2008, também foi quando eles realizaram o show "UROBOROS -breathing-" logo no início da turnê do álbum UROBOROS. Foi um show com o qual a banda não se sentiu satisfeita. A conclusão do UROBOROS se deu no Budokan dois anos depois, em 2010 com os dois dias de UROBOROS –with the proof in the name of living...- mas aparentemente a banda não se sentiu completamente vingada com o Osaka-jo e portanto voltaram para concluir o circulo do UROBOROS onde tudo começou.

Foto por yuffchan
Dito isso, logo, era esperada uma megaprodução, muito antecipada pela banda e pelos fãs. O show começou com a introdução de SABIR, a versão do último álbum lançado. No palco a banda estava imersa na escuridão e sob o véu de uma cortina branca. VINUSHKA veio a seguir e a cortina foi levantada. No palco estavam velas e vários telões mostrando cenas de Hiroshima, desta vez acompanhadas por cenas do desastre em Fukushima no ultimo dia 11 de março. O trecho da letra "Koko ga shinjitsu da" (pt: "Aqui, é onde a verdade está") parece ter ecoado mais alto.

O show prosseguiu com as músicas na ordem do UROBOROS [remastered & expended] e no telão imagens grotescas e horripilantes continuaram a serem exibidas. RED SOIL, Doukoku to sarinu, Toguro, GLASS SKIN, STUCK MAN e Reiketsu Nariseba levantaram o público e deram espaço para o primeiro INWARD SCREAM.

O primeiro solo de Kyo foi muito intenso, no telão as costas do vocalista eram exibidas e ele se apresentou na sua caixa metálica em meio a uma fumaça azul e vermelha. Primeiramente a sua voz estava muito clara, mas conforme o desenrolar do mantra que contou com as vozes sobrepostas e distorcidas dos fãs estrangeiros recitando pedaços da letra de Ware, yami to te em diversos idiomas, ele passou a gritar, tremer e chorar. Em um momento tocando, ele ficou parado com uma mão sobre o rosto, muito emocionado e sem dizer uma palavra. Ele voltou a cantar momentos depois, e o INWARD SCREAM se resumiu em uma voz masculina que dizia em inglês "É fácil parar de respirar... mas eu quero senti-lo um pouco mais" que serviu de introdução para versão normal de Ware, yami to te...

O fogo no palco esquentou a apresentação de HYDRA -666-, a próxima no setlist antes de BUGABOO, Gaika, chinmoku ga nemuru koro e o segundo INWARD SCREAM. Logo após DOZING GREEN, um coro de vozes femininas que lembrou um coro de igreja foi ouvido e durou alguns momentos antes do orgão ser tocado acompanhando a voz de Kyo e introduzindo a versão acústica de INCOVINIENT IDEAL antes da versão normal que foi tocada logo em seguida.

Nesse momento, o UROBOROS estava concluído e a banda saiu do palco brevemente. O encore introduziu o que vinha a seguir, DUM SPIRO SPERO, e a primeira música não podia ser outra que não Kyoukotsu no nari. THE BLOSSOMING BEELZEBUB e Tsumi to batsu foram outras mais recentes tocadas a seguir. Um INWARD SCREAM dividiu o primeiro encore que foi longo. A segunda parte contou com as músicas novas "Yokusou ni DREAMBOX" aruiwa seijuku no rinen to tsumetai ame e DIFFERENT SENSE, e também uma velha conhecida ZAN.

O segundo encore apresentou a reta final: Rasetsukoku, THE FINAL e Hageshisa to, kono mune no naka de karamitsuita shakunetsu no yami. Ao anunciar a última música como de costume, Kyo convidou o público a dar a seu melhor e disse também "Vamos nos tornar um?". Hageshisa to finalizou o encore de uma hora e o show de quase duas horas e meia. Os integrantes se despediram ao que parecia, satisfeitos. Die e Shinya ainda permaneceram mais tempo no palco, fazendo uma pequena competição de quem jogava a toalha mais longe.

Foto por ramsara
No final, trechos da letra de DIABOLOS, uma das músicas que a banda ainda não tocou ao vivo do seu último álbum, foram exibidas no telão como uma lembrança do que ainda nos espera. A frase "The continuation of that scary dream. DUM SPIRO SPERO." (pt.: A continuação daquele sonho assustador. DUM SPIRO SPERO.) parece uma pista de que desta vez o mundo do UROBOROS está realmente concluído. No twitter o empresário da banda comentou que agora chegou a hora do DIR EN GREY seguir com DUM SPIRO SPERO.

Alguns dos staffs da banda registraram o momento tirando fotos tanto de dentro quanto de fora da casa de show, e disseram que planjavam postá-las na próxima edição da revista do fã-clube oficial "a knot", mas segundo relatos de Yuu Masuda em um artigo no Barks.jp nenhum DVD será lançado desta vez, infelizmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário