English Español 日本語

Resenha da turnê TOUR2011 AGE QUOD AGIS (A. do Norte e Sul)

Foto por Alejandro Jandry

A última turnê do DIR EN GREY em 2011 aconteceu de 23 de novembro à 23 de dezembro e contou com 18 apresentações em 7 países diferentes. A turnê americana começou no Chile e passou por Peru, Brasil, Argentina, México, E.U.A e Canadá - três dos quais a banda se apresentou pela primeira vez.

Os primeiros shows na América do Sul viram fanatismo, atrasos, confusões, mudanças progressivas no repertório, pequenos problemas técnicos com os instrumentos e muito calor. A banda parecia cansada e a voz do Kyo nem sempre esteve no seu melhor estado, mas apesar de todas as adversidades o Dir en grey ainda assim se apresentou de forma muito impressionante demonstrando toda a sua habilidade com o mundo de DUM SPIRO SPERO. 

As sessões de autógrafos aconteceram de duas formas: nas datas da América Latina apenas com os primeiros que adquirissem um dos goods à venda durante cada show, fez com que muitos madrugassem nas filas; e nas datas da América do Norte com aqueles que comprassem o pacote VIP de ingressos, o que fez com que as entradas VIP se esgotassem pouco tempo depois de terem sido iniciadas as vendas. Em pares ou a banda toda, todos compareceram ao evento antes dos shows, inclusive o Kyo. 

Rumores de que a banda gravaria o seu próximo DVD ao vivo durante a turnê em HD também apareceram mas nunca foram confirmados pela banda.

O 10 Years banda de abertura da turnê latinoamericana surpreendeu conquistando a platéia que consistia basicamente de fãs do Dir en grey. Já para as datas norte-americanas, o The Birthday Massacrer foi o responsável pela abertura e fez os seus shows de maneira muito agradável.

Na América do Sul, o primeiro show da turnê no Chile que se esperava ser o maior da turnê não foi tão grande quanto o esperado, uma vez que apenas a área da pista estava disponível para os fãs que segundo relatos foram em numero menor do que aqueles do primeiro show da banda no país. Destaque para a bandeira do Chile com o nome da campanha SCREAM FOR THE TRUTH feita pelos fãs e levantada por Toshiya no palco e postada depois no Twitter oficial. A primeira passagem da banda pelo Peru também foi muito fevorosa. O segundo show no Brasil apesar da confusão pré-show não deixou a desejar com a banda e fãs muito animados. Na Argentina, a banda também fez a sua primeira apresentação assim como no show seguinte, no México, onde fizeram uma sessão de fotos.

O primeiro show na América do Norte também foi a volta da banda aos Estados Unidos e Canadá onde não se apresentava fazia 1 ano e 3 meses. Os setlists dos 11 shows nos EUAs e 2 no Canadá sofreram varias adições. O setlist geral da turnê consistiu, respectivamente por número de músicas tocadas, de: DUM SPIRO SPERO, B-sides e outras versões, THE MARROW OF A BONE, UROBOROS, Withering to death., VULGAR e GAUZE.

Essa turnê também viu vários estilos do Kyo que se apresentou de forma diferente em shows diferentes: usando a máscara que normalmente usa durante as apresentações de HYDRA 666 no Japão, uma maquiagem de olhos e uma boca sobre o rosto e lentes. Ele também voltou a cortar o interior da boca e sangrar no palco.

Abaixo segue a lista de todas as músicas tocada pela banda nessa turnê:

DUM SPIRO SPERO:
Kyoukotsu no nari
Juuyoku
LOTUS
THE BLOSSOMING BEELZEBUB
"Yokusou ni DREAMBOX" aruiwa seijuku no rinen to tsumetai ame
DIFFERENT SENSE
Hageshisa to, kono mune no naka de karamitsuita shakunetsu no yami
Shitataru Mourou
Ruten no tou
Akatsuki
AMON
DECAYED CROW

THE MARROW OF A BONE:
GRIEF
REPETITION OF HATRED
ROTTING ROOT
THE FATAL BELIEVER
Agitated Screams of Maggots

UROBOROS:
Reiketsu Nariseba
DOZING GREEN
BUGABOO
RED SOIL
STUCK MAN

Withering to death.:
Kodou
Merciless Cult
THE FINAL
Kodou

VULGAR:
Kasumi
Shokubeni

GAUZE:
mazohyst of decadence

B-sides & outras:
OBSCURE (nova versão)
Tsumi to batsu (nova versão)
HYDRA -666-
Rasetsukoku (nova versão)
VANITAS (versão instrumental)
ZAN (nova versão)
INWARD SCREAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário