English Español 日本語

「OUROBOROS」Photobook - Entrevista com o Kaoru


"Não importa o quão boa seja a condição na qual a banda esteja, não há nenhuma maneira de parar o tempo que resta para nós mesmos. Mas nós acreditamos que nós devemos fazer o que nós queremos fazer agora - o que podemos fazer agora - constantemente. "


---A primeira pergunta será direta. Eu acho que os dois dias no Budokan foram muito diferentes dos shows de enceramento de turnês passadas.

Kaoru: Sim. Eu estava em um humor muito bom e fiquei feliz que ele terminou em uma boa nota. Para ser honesto, eu não sabia que tipo de show iria acabar o "UROBOROS" mas acho que estávamos um pouco perto do nosso objetivo ideal. Por muito tempo nós estávamos procurando por "algo que só nós podemos realizar" e eu sinto que nós fomos capazes de realizar um [show ideal] dos muitos que virão. E ele não aconteceu somente por nossa causa, mas a atmosfera que o Budokan foi capaz de dar proporcionou uma vibração ainda melhor.


---E seja honesto comigo, após o primeiro dia, você foi capaz de obter alguma satisfação?

Kaoru: Não. A minha primeira impressão foi: "Nós não podemos continuar assim". Toda vez que nós tocamos em uma grande arena eu sinto como se nós quiséssemos vingança. Eu senti que tínhamos que melhorar. Houve esse tipo de pressão após o primeiro dia, mas surpreendentemente, eu não senti nem um pouco desse tipo de pressão no segundo dia. Eu fui capaz de subir no palco como em qualquer outro show e tocar a guitarra como em qualquer outro show. Eu acho que é raro para mim ser capaz de ficar no palco tão naturalmente. Mas, novamente, acho que eu superei o primeiro dia e tive o pensamento de que não havia nenhuma maneira de nós sermos capazes de fazer pior do que no primeiro dia (risos).


---Eu não gosto de determinar se um show foi bom ou ruim dependendo de como o som estava. Eu senti que o som do primeiro dia não foi dos melhores, mas eu acho que havia uma inspiração além desses pequenos problemas. Contudo quando eu vi o segundo dia onde tudo parecia se encaixar e fluir muito bem, eu pensei comigo mesmo: "É assim que deveria ser".

Kaoru: Sim. O primeiro dia devia ter sido daquele jeito. Nós mostramos algo que foi muito lamentável para nós às pessoas que só foram capazes de nos ver no primeiro dia. Aquilo foi completamente nossa culpa. Sim, como resultado, nós não teríamos o nosso segundo dia se nós não tivéssemos o primeiro dia, mas eu queria que nós tivéssemos dominado ambos os dias.


---Você teve um sentimento de vingança depois do show no Osaka Castle Hall?

Kaoru: Sim. Mas, eu tive um sentimento de vingança em relação ao "UROBOROS", e não ao Osaka Castle Hall. Nós não fomos capazes de nos expressar muito naquele ponto. Honestamente, nós sabíamos que aquilo iria acontecer, mas nós também sentimos que precisávamos dominá-lo. Mas por causa disso, não conseguimos. Simplesmente pelo motivo de que o "UROBOROS" não estava tão claro em nossas mentes como deveria estar. Ensaiar inúmeras vezes não significava que ela iria entrar em nossas mentes.



---Mas naquele ponto você já sabia que a história iria acabar no Budokan, certo?

Kaoru: Sim. Mas eu não tinha uma imagem clara de como era o ponto de aterrissagem. Eu apenas mantive em mente que nós tocaríamos no Budokan como em qualquer outro show. As turnês na primavera depois de Osaka Castle Hall, as turnês no exterior, as turnês no outono... Não deveriam ser nada diferentes disso. Foi dessa forma que eu pensei que seria. Basicamente, cada show foi feito como se fosse o final da turnê. O Budoukan apenas aconteceu no seu tempo certo e por isso nós tínhamos que pôr um fim a ele, então nós só tivemos que fazer o que sempre fazemos no Budokan. Nós tocamos em cada show de maneira que nós não teremos nenhum arrependimento no futuro. Nós realmente, só tivemos o pensamento de que devíamos dominar o show em uma grande arena no Osaka Castle Hall, uma vez que foi a primeira vez que estávamos apresentando o álbum inteiro na frente de uma platéia. Cada show, depois disso, incluindo o Budokan, foram todos iguais. Tocando de maneira sagaz. Eu senti que se nós fizéssemos isso, nós veríamos uma cena interessante no Budokan. Então, ao invés de fazer um "show especial" em algum lugar, eu pensei que fazer um show como se fosse uma coisa comum era a melhor maneira de se sentir bem. É claro que nós mudamos a nossa apresentação dependendo do quão grande é o show. Nós sentimos que não devíamos considerar mais nada além disso.


---Então não havia necessidade de preparar surpresas para os shows maiores?

Kaoru: É claro que nós tocamos músicas que nós raramente tocamos, mas isso não foi porque nós pensamos que "nós devemos tocar essa música por causa desse lugar". Nós queríamos apreciar o nosso estilo e fluxo que desenvolvemos ao longo deste ano. Nós queríamos expressar o que foi preenchido na nossa existência nos dois dias. É claro que tivemos um tempo limite para tocar e aquilo não foi tudo que nós podemos fazer. Mas, como resultado, eu sinto que finalmente eu tenho uma memória no Budokan.


---Você realmente tem uma memória mais forte no Osaka Castle Hall?

Kaoru: Sim. Nós, na verdade, tocamos no Budokan quatro vezes. Durante a nossa fase indie, durante o "MACABRE", duas vezes durante o "Withering to death." e os dois dias que nós tocamos desta vez. Até agora, eu senti que se nós fôssemos fazer um show grande com um grande público seria neste lugar. Mas depois de dois dias, os meus sentimentos mudaram. Ele está começando a se tornar um lugar mais importante. Eu o vejo como "um show que nós fizemos no Budokan". Eu acho que a razão está aí.


---Eu acho que você pode dizer que o STUDIO COAST ou o Nanba Hatch é mais parecido com a casa de vocês. Você pode dizer que o DIR EN GREY que todos assistem lá é mais natural. E acho que o Budoukan fez com que este pensamento ficasse ainda mais forte.

Kaoru: Eu também penso assim. Na verdade, eu estava um pouco nervoso no primeiro dia, mas realmente não foi muito diferente de tocar no STUDIO COAST. Eu apenas pensei "É apenas um pouco maior do que qualquer outro show".


---E como resultado, "O Budoukan do DIR EN GREY" foi capaz de ser estabelecido.

Kaoru: Sim. É por isso que eu estou feliz por termos feito isso. Mas isso não significa que se nós tivéssemos a chance nós faríamos algo semelhante. Acho que as pessoas que assistiram puderam ver "o DIR EN GREY tocando no Budokan" naturalmente, não o “eles finalmente conseguiram tocar aqui!" ou "é especial porque é o Budokan", e mais do tipo "Eu quero vê-los no Budoukan novamente". É claro que as pessoas provavelmente gostam de enlouquecer em shows menores também.


---Isso soa como se as pessoas estivessem se censurando. Não tem como alguém não querer assistir vocês novamente no Budokan.

Kaoru: Se tivesse que escolher entre assistir uma banda que eu gosto no Budokan ou no STUDIO COAST eu iria para o STUDIO COAST. Não é como se eu estivesse indo lá parar ver o palco. Mas se eu soubesse que havia algo que eu só poderia experimentar no Budokan, então eu escolheria o Budokan.


---Eu entendo o que você está dizendo. E, na verdade, eu não acho que eu já tenha visto um show como esse, mas eu fui capaz de assisti-lo com muita naturalidade. Não houve nenhum sentimento de estar vendo um DIR EN GREY completamente diferente.

Kaoru: Incluindo esses aspectos, eu sou capaz de pensar que foi um bom show. O problema é que as pessoas nos elogiaram tanto que foi um pouco estranho (risos). Meio que faz cócegas. Eu fico com a impressão de que estamos fazendo algo errado (risos). Nós não estamos muito acostumados a receber elogios (risos).


---Além dos elogios da imprensa, inclusive eu (risos), o feedback dos fãs também foi ótimo, especialmente no final da segunda noite. Toda a platéia cantando naquele momento foi muito surpreendente.

Kaoru: Nós todos estávamos assistindo do lado do palco. Nós estávamos lá, em parte porque nós queríamos ver as reações ao vídeo clipe, mas dependendo da situação nós estávamos prontos para tocar outra música. Claro que nós sentimos que não havia mais nada a fazer depois que terminamos com "VINUSHKA", mas só para garantir nós estávamos prontos para voltar. Mas quando o canto chegou aos meus ouvidos... eu senti os meus olhos queimarem. E ele foi seguido por aplausos. Eu não achei que os shows poderiam terminar assim. Era um sentimento novo. Eu senti que nós não deveríamos mais sair. Normalmente nós anunciamos nosso próximo lançamento ou exibimos algum tipo de mensagem. Bem, na verdade, nós não tínhamos nada para anunciar (risos). Mas o clipe da música fez tudo aquilo. Como resultado, foi bom nós não termos tocado. Eu não sei, mas tenho a sensação de que se nós tivéssemos terminado o show tocando, eu não acho que eles jamais nós deixariam tocar no Budokan de novo (risos).


---Essa foi uma decisão muito boa. E mais que tudo, ninguém teria sido capaz de sentir uma grande repercussão.

Kaoru: Exatamente. Em vez de acabar com o mesmo final velho, queríamos apreciar aquele momento.


---Eu sinto que depois de duas noites, "Hageshisa to..." representou uma imagem ainda mais forte do que será a próxima etapa depois de "UROBOROS".

Kaoru: Como resultado, sim. Mesmo sendo uma música muito pesada, ela pareceu bastante refrescante. Pode soar estranho, mas eu acho que é uma música que faz você se sentir positivo. E nós nem sequer tentamos fazê-la dessa forma. É como a escuridão, mas ela está emitindo luz.


---Eu acho que pode se dizer que é uma música que representa o Dir en grey neste momento.

Kaoru: Sim. No que se refere ao que vem depois do "UROBOROS"... Entretanto, quando "DOZING GREEN" estava concluída nós nem sequer tínhamos o "UROBOROS" em mente, mas como resultado foi algo que nos deu uma dica do que estava por vir. Dessa forma, "Hageshisa to..." pode ser uma profecia.


---Isso significa que o próximo álbum será... um álbum refrescante? (risos)

Kaoru: Nunca se sabe (risos). Mas, novamente, quando nós realmente vamos escrever o álbum, ele se torna cada vez mais corrompido. Eu não sei se estou autorizado a dizer isso, mas eu meio que tenho uma idéia. Há muitas coisas que ainda não tentamos. Não é uma questão de diferentes tipos de música, mas mais do tipo "E se nós fizermos esse tipo de coisa?"


---Então você necessariamente não encontrou um caminho novo, mas é mais como se você quisesse desafiar mais coisas?

Kaoru: Yeah. Eu não acho que devemos pensar sobre direção. Eu acho que está tudo bem se nós ainda tocarmos. Nós apenas continuaremos tentando coisas novas e quando chegar a hora de juntar tudo, elas se juntarão naturalmente. Por isso, pode até ser ainda melhor se nós fizermos qualquer coisa.


---Talvez, de certa forma, o fim do "UROBOROS" deu ao Dir en grey mais liberdade.

Kaoru: Sim. Nós queríamos nos expressar o tanto quanto nós podíamos e testar os nossos limites. Esse foi o sentimento que nós tínhamos para aquele álbum. Eu acho que nós ganhamos mais "poder" depois de termos concluído ele e eu acho que com esse "poder" nós somos capazes de explorar mais agora. Acho que isso nos trará um novo poder.


---Por exemplo, os fãs que o pensaram "o DIR EN GREY não era assim" podem achar normal se ouvirem o próximo álbum?

Kaoru: Eu acho que sim. Mas, é claro, isso não mudaria o que queremos fazer e o nosso objetivo não mudaria. Eu não acho que nós vamos acabar fazendo uma música feliz (risos).


---Eu gostaria de ouvir uma música assim (risos). De qualquer forma, agora vocês estão com o pensamento de "nós não sabemos para onde ir, mas vamos seguir em frente e tentar qualquer coisa que aparecer". Embora o "UROBOROS" tenha acabado, o processo de "perseguir a sua própria cauda" ainda está acontecendo. A única diferença é que desta vez, vocês são capazes de se divertirem mais com ele.

Kaoru: Pelo menos por agora (risos). Eu acho que nós vamos sofrer conforme o tempo passe. Já tenho uma idéia de onde nós poderemos ter mais problemas. Mas até mesmo esses pensamentos me fazem me sentir feliz.


---Basicamente, vocês estão se divertindo com o DIR EN GREY.

Kaoru: Yeah. É realmente divertido agora. É por isso que desta vez nós fomos capazes de pensar que se nós não nos preocupássemos com nada isso traria um bom show. Nós sabemos que a banda está em uma condição muito boa então se nós tocarmos dessa maneira é certo que vamos fazer um bom show. Estamos confiantes nisso.


---Embora, agora há mais de um ano, eu tenha conversado com cada um de vocês sobre o "UROBOROS" eu não tinha uma única idéia de como ele iria acabar. Para ser honesto, eu pensei "e, apesar do “UROBOROS" ter acabado, a jornada do DIR EN GREY de encontrar a si mesmo vai durar para sempre" (risos). Eu nem sequer imaginava que a nossa conversa ia acabar numa nota tão boa.

Kaoru: Isso vale para mim também. Não importa que eu tenha mencionado isso, há muitas coisas que eu quero tentar, não é realmente uma imagem clara, ainda. Mas, o alcance da minha visão definitivamente aumentou. Há muitas experiências que eu quero tentar. Eu não sei como o resultado vai sair, mas vai ser uma longa espera até que ele seja ouvido. Não importa o quão boa seja a condição na qual a banda esta, o nosso tempo está acabando. Ninguém pode impedir isso. Mas nós queremos sempre fazer o que nós queremos fazer, o que nós podemos fazer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário