English Español 日本語

Banda


DIR EN GREY
Banda a partir da esquerda:  Toshiya (baixista), Kaoru (guitarrista), Kyo (vocalista), Shinya (bateria), Die (guitarrista).


Conforme o DIR EN GREY continua a solidificar sua base de fãs na Europa e nos E.U.A, o seu gênero de música ainda não é categorizado, uma vez que é desnecessário até mesmo tentar classificá-los de qualquer maneira. Eles são o DIR EN GREY.
Desde o dia em que a banda foi formada em 1997 até o dia em que estreou nos E.U.A, sua música e estilo têm mudado muito. Mas uma coisa permanece a mesma: sua busca interminável e atitude em relação a sua música. Isso é o que atrai os fãs em todo o mundo.
Porque enquanto muitas tendências vêm e vão, e a música em si vem se tornando um produto de consumo de massa, a música do Dir en grey atravessa fronteiras e transcende a barreira do idioma no mundo todo.




MEMBROS:


Kyo
(Voz)

(em inglês)
Kaoru 
(Guitarra)

(em inglês)
Die
 (Guitarra)

(em inglês)
Toshiya
(Baixo)

(em inglês)
Shinya
 (Bateria)

(em inglês)




HISTÓRIA:



A banda indie em 1998.
Da esquerda: Kaoru (g), Toshiya (b), Kyo (v), Shinya (bat), Die (g).

A banda major em 1999.
Da esquerda: Die (g), Toshiya (b), Kyo (v), Shinya (bat), Kaoru (g).

1997-1999: O início da carreira 
O Dir en grey foi precedido por uma banda independente, o La: Sadie's, que incluia quatro dos membros atuais do Dir en grey antes de terem acabado. Após a separação com o baixista do La: Sadie's, o Kisaki, Kyo, Kaoru, Die e Shinya juntamente com o novo baixista Toshiya reagruparam-se como uma nova banda em 2 de fevereiro de 1997. Até então a banda realizava pequenas turnês locais mas chamava a atenção pela sua perfomance e pelos vários shows secretos. Alguns meses mais tarde lançaram o primeiro EP, "MISSA". Segundo o guitarrista Kaoru, o nome "Dir en grey" foi escolhido porque "soava direito", e é composto de palavras de várias línguas, para que as pessoas não sejam capazes de atribuir um significado específico para ele além de um sinônimo para a banda em si. 

Eles primeiro atraíram a atenção da mídia em 1998, entrando no Top 10 das paradas musicais da Oricon com as músicas "JEALOUS" e "-I’ll-" de produção ainda independente. Ainda antes do lançamento como major da banda, eles realizam a sua primeira performance no YOKOHAMA ARENA e no Nippon Budokan como parte final da turnê naquele ano.

Cinco singles posteriores, com arranjos e produção feitos por um dos criadores da banda X Japan, Yoshiki Hayashi, foram publicados no primeiro semestre de 1999 (3 simultâneamente), a primeira gravação em tempo integral da banda, "GAUZE", veio em seguida. todas as músicas do álbum ganharam um vídeo clip e foram lançados mais tarde no DVD “GAUZE-62045-”. Uma longa turnê se seguiu e um dos show de apoio para o álbum (filmado no Osaka-jo Hall), mais tarde, se tornaria o primeiro de vários shows ao vivo a serem lançados em VHS e DVD. 


A banda em 2000.
Da esquerda: Die(g), Kaoru(g), Kyo (v), Shinya (bat), Toshiya(b).

A banda em 2000.
Da esquerda: Toshiya (b), Shinya(bat), Kyo (v), Kaoru (g), Die (g).

2000-2004: MACABRE ao VULGAR 
Em 2000, o vocalista Kyo foi hospitalizado com problemas de audição e vários datas da turnê em apoio ao, (até então) novo álbum do Dir en grey, "MACABRE", tiveram que ser adiadas. A turnê "TOUR 00>>01 MACABRE" finalmente decolou mais tarde naquele ano e foi concluída no Nippon Budokan, com a segunda apresentação da banda no local, logo após o lançamento do single "ain't afraid to die", em abril de 2001. 


A banda em 2001.
Da esquerda: Die (g), Toshiya (b), Kyo (v), Kaoru (g), Shinya (bat).

A banda em 2003.
Da esquerda: Kaoru (g), Toshiya (b), Kyo (v), Shinya (bat), Die (g).

No ano seguinte, juntamente com o lançamento do terceiro álbum, Kisou, o Dir en grey fez as suas primeiras apresentações no exterior, fazendo turnê na China, Taiwan e Coréia do Sul. A recepção dos fãs foi calorosa e a policia teve que ser chamada em Xangai, China.

De volta ao Japão, as últimas datas da longa turnê " RETTOU GEKISHIN ANGYA 2002" já aconteciam em apoio ao segundo EP da banda, "six Ugly". Em 2003, eles realizam mais um show para ser lançado depois em DVD no Yokohama Arena, e no verão do mesmo ano, o Dir en grey toca no Akasaka Blitz durante cinco noites em uma semana. Cada show (exceto o primeiro) teve o tema de um certo álbum; o último dia contou com músicas do próximo álbum a ser lançado, "VULGAR". Um box de DVD, intitulada "BLITZ 5DAYS", foi mais tarde lançado exclusivamente para os membros do fã-clube, 「a knot」.

O VULGAR foi lançado em setembro de 2003, e as turnês de apoio para o álbum duraram até 2004. Foi nessa época que o Dir en grey mudou seu estilo musical e começou a abandonar o forte estilo visual que tinham até então.

Foi em 2004 que eles realizam a turnê “TOUR04 THE CODE OF VULGAR[ism]” que durou 2 meses e meio no Japão com shows dia-sim-dia-não praticamente e realizam também mais tarde a turnê “THE MANIPULATED LIFE” com 6 datas, das quais 4 foram shows restritos a mulheres apenas, homens apenas, casais apenas e membros do fã-clube apenas, respectivamente.


A banda em 2004.
Da esquerda: Shinya (bat), Kaoru (g), Kyo (v), Die (g), Toshiya (b).

A banda em 2005.
Da esquerda: Kaoru (g), Toshiya (b), Kyo (v), Die (g), Shinya (bat).

2005-2006: Primeiras turnês fora da Ásia 
Em 2005, eles lançaram o álbum "Withering to death." e a turnê “It withers and withers” contou mais uma vez com 2 meses e meio de shows pelo Japão. Foi então que a banda tocou na Europa pela primeira vez. Seus shows em Berlim e Paris tiveram os ingressos esgotados sem nenhuma promoção, exceto pelos emails com informativos de lojas de CDs que trabalham com importação e sites de conversação na internet. Os shows contaram com pessoas do mundo todo e a comoção foi tanta que os bombeiros e policia tiveram que ser chamados.

A banda também se apresentou em dois grandes festivais, o Rock am Ring e o Rock im Park (eles são os primeiros artistas japoneses a se apresentarem no palco principal com bandas como GUNS N’ ROSES, TOOL e KORN) na Alemanha e no OCTOPUS ROCK FESTIVAL na Bélgica.

Mais envolvidos com o cenário da música internacional, eles tiveram a banda francesa Eths como banda de abertura no show de Paris, e convidaram o músico americano Wednesday 13 e sua banda para se apresentarem em um show no Japão. O Dir en grey também apareceu na etapa japonesa da turnê " Taste of Chaos" em seu país natal.

O ano de 2005 também viu os primeiros lançamentos oficiais europeus. Até então a música da banda só estava disponível para os fãs que não vivem na Ásia através de meios de importação e arquivos de download na Internet. O álbum também conseguiu alcançar a primeira posição em uma parada musical fora da Ásia, atingindo o nº 31 na parada de álbuns da Finlândia. O subsequente single, "CLEVER SLEAZOID", depois subiu para a 15º posição na parada de singles no mesmo país. Várias músicas do Dir en grey também foram destaque na trilha sonora do filme japonês "Death Trance", de 2005. 

No início de 2006, a turnê foi expandida para os Estados Unidos. A banda fez shows em Austin, Texas (no festival South by Southwest), New York City (Avalon Club) e Los Angeles, Califórnia (Wiltern Theatre), seguidos pelo lançamento do álbum "Withering to death." no país. Novamente, todos os ingressos para os shows foram vendidos em poucos dias e a revista Billboard Magazine comentou que “o Dir en grey tinha inflamado uma resposta frenética com os seus três primeiros shows nos E.U.A.”.

Depois de mais shows e aparições em festivais na Alemanha durante o verão, o vocalista Kyo foi hospitalizado novamente devido à uma inflamação das suas cordas vocais. Apesar de terem que adiar dois shows no Japão, o Dir en grey ainda foi capaz de se juntar a turnê do Korn, "Family Values Tour" reunindo um publico de mais de 60.000 pessoas em 31 shows.

Em julho a banda lançou o próximo single “Ryoujuko no Ame” e em agosto se apresentaram novamente no Nippon Budokan, com dois shows: um finalizando a turnê passada e um iniciando uma nova turnê. Os ingressos para esses dois shows se esgotaram em 45 minutos. No mês seguinte, a banda estava de volta ao Japão para se apresentar no Loudpark Festival, juntamente com bandas como o Megadeth, Slayer e Children of Bodom. O 22º single deles, "Agitated Screams of Maggots" foi lançado em 15 de novembro durante a etapa japonesa da turnê "Inward Scream".

Em 30 de dezembro, o vídeo da música "Saku" foi eleito o vídeo # 1 do do ano no programa Headbanger's Ball da MTV2. 


A banda em 2006.
Da esquerda: Die (g), Toshiya (b), Shinya (bat), Kaoru (g), Kyo (v).

A banda em 2007.
Da esquerda: Kyo (v), Toshiya (b), Shinya (bat), Die (g), Kaoru (g).

2007-2009: THE MARROW OF A BONE e UROBOROS 
Em fevereiro de 2007, o Dir en grey realizou a sua primeira turnê solo norte-americana, visitando dezessete cidades, enquanto o seu sexto álbum, "THE MARROW OF A BONE", era lançado em 07 de fevereiro no Japão, em 11 países no mundo simultaneamente.

De maio a julho, o grupo abriu os shows da turnê pelos Estados Unidos do Deftones e depois fez outra turnê pela Europa, que incluiu seus primeiros shows na Dinamarca, Finlândia, Polônia, Suécia e Reino Unido, bem como em vários festivais em todo o continente, incluindo o ANKKAROCK, M’ERA LUNA e WACKEN Open Air. 

O grupo entrou em outra turnê internacional em setembro, intitulada depois do single “DOZING GREEN", com início no Japão e continuação na Europa, incluindo a sua primeira apresentação na Holanda e Suíça. O novo lançamento alcançou a terceira posição nas paradas musicais – maior posição que a banda tinha conquistado até então internacionalmente.

No final de novembro, o Dir en grey abriu dois shows para o Linkin Park na Saitama Super Arena no Japão e em dezembro realizou outra turnê no país com a banda 10 Years como banda de apoio. 

Comemorando o décimo aniversário da banda, duas grandes compilações de sucessos intituladas "DECADE 1998-2002" e "DECADE 2003-2007" respectivamente, foram lançadas no mesmo dia, 19 de dezembro, com edições limitadas. Até então a banda tinha feito shows 120 shows em 12 países diferentes.


A banda em 2008.
Da esquerda: Kaoru (g), Shinya (bat), Kyo (v), Toshiya (b), Die (g).

A banda em 2009.
Da esquerda: Die (g), Kyo (v), Toshiya (b), Shinya (bat), Kaoru (g).

No início de 2008, o Dir en grey anunciou planos para começar a gravar um novo álbum de estúdio. Sua primeira turnê do ano, em maio, foi outra turnê no Japão com uma conclusão de três shows no Shinkiba Studio Coast, cujo título foi "DEATH OVER BLINDNESS". Ainda em abril, a banda foi indicada como melhor banda internacional na premiação Hammer Golden Gods 2008 organizada pela revista METAL HAMMER na Europa, sendo a primeira banda japonesa a ser indicada.

Entre as turnês, o Dir en grey tocou em uma das duas noites do hide memorial summit em 4 de maio, ao lado de X Japan, Luna Sea, e outros no Japão. Uma segunda turnê japonesa, intitulada "TOUR08 THE ROSE TRIMS AGAIN" aconteceu em 10 de setembro, mesmo dia que foi lançado o novo single "GLASS SKIN" e contou com 16 datas. GLASS SKIN foi o primeiro lançamento da banda depois de um longo período de 11 meses em turnê sem fazer lançamentos naquela época.

Em 01 de agosto, a banda anunciou o lançamento de seu sétimo álbum, "UROBOROS", que foi lançado em 12 de novembro de 2008 em 16 países simultaneamente. O grupo também fez shows pelos Estados Unidos e Canadá em apoio ao álbum com datas agendadas para novembro e dezembro (com a banda de abertura com The Human Abstract) que coincidiam com o lançamento do UROBOROS. Mais shows naquele outono fizeram uma série de quatro shows intitulada "BAJRA", sendo dois deles exclusivo para membros do fã-clube oficial, e um único show em 29 de dezembro, sob o título de “UROBOROS -breathing-” no famoso Osaka-jo onde o Dir en grey não fazia shows desde 18 de dezembro de 1999 (data do último show no local lançado em DVD com o nome "1999.12.18 Osakajo Hall"). 

Começando 2009, o Dir en grey fez sua primeira turnê no Reino Unido e Irlanda realizada pela revista Kerrang!, a turnê cujo nome era "Relentless Energy Drink Tour 2009" foi realizada ao lado das bandas Mindless Self Indulgence, Bring Me The Horizon, Black Tide e outras.

Em fevereiro, a banda anunciou o lançamento de um novo DVD ao vivo, "TOUR08 THE ROSE TRIMS AGAIN", bem como a mudança de gravadora européia para a recém-fundada Okami Records, uma gravadora irmã de sua ex-gravadora européia, Gan-Shin. Novamente, eles atingiram a primeira posição nas paradas do programa The Headbangers Ball da MTV2 com o vídeo clip de DOZING GREEN.

Durante a primavera de 2009, a banda começou a promover plenamente o UROBOROS com uma série de turnês por todo o Japão contando com 38 datas (incluindo um show exclusivo para o fã-clube oficial e um show exclusivo para homens apenas), sob o título de "TOUR09 FEAST OF V SENSES". A turnê foi interrompida brevemente, em Sapporo e Sendai, através de um anúncio no site oficial da banda, explicando que Kyo tinha sido diagnosticado com “edema da laringe” e que portanto três shows tiveram que ser adiados mas os mesmo seriam re-agendados para o início de maio. 

Um tempo depois, a banda seguiu então em turnê na Europa, com uma mistura de performances em festivais, shows solos e shows ao lado da banda Killswitch Engage. As performances em festivais incluíram a terceira aparição no Rock am Ring e Rock im Park, assim como as primeira apresentações no Download Festival, Nova Rock e Metaltown. Nesta época também foi a primeira vez que a banda se apresentou em show solo na Itália e na República Checa. 

Depois de vários shows da sua turnê de final de verão, "All Visible Things", o Dir en grey anunciou um novo single para dezembro “Hageshisa to, Kono Mune no Naka de Karamitsuita Shakunetsu no Yami”, bem como uma turnê Norte e Sul Americana sob o mesmo titulo da turnê passada com apresentações pela primeira vez no Chile em show solo e no Brasil como parte do Maquinária Festival.

O novo single foi lançado em 02 de dezembro de 2009 e chegou a segunda posição nas paradas musicais do Oricon Weekly no Japão. A posição mais alta até agora para a banda. 

A turnê de 2009 terminou com uma nova turnê com apenas 3 shows para os membros do fã-clube oficial e para quem tinha acesso a versão do site oficial para celular o “DIR EN GREY ONLINE”, intitulada "DORJE -「a knot」 & ONLINE only-". 


A banda em 2010.
Da esquerda: Toshiya (b), Shinya (bat), Kyo (v), Die (g), Kaoru (g).

A banda em 2011.
Da esquerda: Kyo (v), Kaoru (g), Die (g), Toshiya (b), Shinya (bat).

2010 - 2011: Atualmente
O Dir en grey finalmente acabou com a longa turnê centralizada no UROBOROS fazendo dois shows seguidos no Nippon Budokan, sob o título de “UROBOROS –with the proof in the name of living...-" onde os ingressos se esgotaram em 15 minutos no inicio de 2010. A era do UROBOROS estava acabada e a banda seguiu em gravação e sem muitas pretensões de shows para o ano. O mesmo show foi lançado em DVD em  26 de maio de 2010, o “UROBOROS -with the proof in the name of living...- AT NIPPON BUDOKAN”, e mostrava a consagração da banda pelos fãs. O DVD ainda teve uma versão especial tipo documentário para cinema além da edição limitada, o “UROBOROS "09" e UROBOROS "10", estreiou em mais de 9 cinemas pelo Japão no mês de maio. Nos meses seguintes, o DVD com o show foi lançado nos EUA e Europa.

A banda também participou do trailer de um filme de Romero, "Survival of the Dead", com a música VINUSHKA. Um nova turnê japonesa, "THE UNWAVERING FACT OF TOMORROW TOUR2010", foi anunciada para junho com apenas 9 datas (2 exclusivas para os membros do fã-clube oficial), onde eles tocaram músicas antigas e iniciaram vários shows com o Hino Nacional do Japão devido a Copa do Mundo de 2010.

Com pouco tempo para turnê solo, realizam poucas apresentações pela Europa (pela segunda vez em Londres, onde a policia precisou ser chamada) e algumas apresentações em festivais também pela Ásia. No SONISPHERE FESTIVAL no Reino Unido onde se apresentaram pela primeira vez, assim também como no PENTAPORT ROCK FESTIVAL da Coréia do Sul, onde eles não faziam shows desde 2002. A banda tocou no SONISPHERE com a promesa de recompensar os fãs pelo show cancelado na última vez que pisaram na cidade. Entretanto, a má sorte com os equipamentos e som perseguiu a banda durante os shows internacionais naquele ano. Outro show foi anunciado em Londres e mais dois em agosto na Rússia, onde a banda tocaria pela primeira vez sob um calor agonizante. 

Eles voltaram rapidamente ao Japão para depois retornar aos EUA para uma turnê norte-americana junto com o Apocalyptica e a banda de abertura Evaline com 16 shows nos meses de agosto e setembro. Mal a turnê foi anunciada e vários shows tiveram os seus ingressos VIP esgotados e precisaram ser repostos. Mais tarde na turnê, Kyo surpreendeu a todos subindo no palco algumas vezes durante o show do Apocalyptica e cantando uma música da banda "Bring them to Light" junto com ela. As duas bandas se dão bem e conversas sobre outras colaborações ficam no ar.

Em setembro em um pequeno artigo na revista KERRANG! Toshiya declarou oficialmente que a banda está em processo de gravação para o seu próximo lançamento em álbum. "Hageshisa To, Kono Mune No Naka De Karamitsuita Shakunetsu No Yami" foi incluída na trilha sonora do filme Jogos Mortais 7 e mais tarde lançaram um PV com edição especial das cenas do trailer do filme e o PV original da música.

Em outubro, eles fazem o show inicial da turnê “TOUR decision! THE UNWAVERING FACT OF TOMORROW TOUR2010” somente para o fã-clube oficial e logo em seguida se apresentam no LOUDPARK 10, onde haviam se apresentado pela primeira vez em 2006, com uma performance surpreendente e com uma boa recepção do público. A turnê “TOUR decision! THE UNWAVERING FACT OF TOMORROW TOUR2010” continou até novembro. E foi seguida pela "THE UNWAVERING FACT OF TOMORROW TOUR2010-2011" com algumas datas de final de ano e início de 2011. Essa turnê viu muitas músicas velhas e a nova versão de OBSCURE que a banda lançaria mais tarde.

A banda também fez uma participação no álbum tributo ao THE STALIN com a música "Warushawa no Gensou" com lançamento em dezembro de 2010. E anunciou em novembro a nóticia que todos esperavam, o lançamento de um novo single, "LOTUS", no ínicio do ano seguinte. 

Antes do final do ano, os fãs também presenciam novos canais sociais da banda que à principio deixaram muitos confusos pois a banda já dispunha de certos canais e agora possuia 2 perfis em cada rede social. Após um breve anuncio no novo twitter as dúvidas foram esclarecidas, uma vez que os novos perfis representavam a administração japonesa da banda e os velhos, a americana. Através dos novos canais a banda comunica as novidades de forma mais eficaz e após a noticia do lançamento do teaser da nova música, a banda se viu dependente deles uma vez que o site oficial saiu do ar por um tempo devido a grande demanda de acesso. O vídeo no Youtube contou mais de 13,000 hits na primeira semana.

2011 começou com o novo single e a promessa de lançamento do novo álbum para o verão.


Escrito por imago no SA BIR -Fórum brasileiro do Dir en grey-



CONTATO:

Para entrar em contato com a administração da banda, por favor, utilizem o formulário no site oficial em inglês, clicando aqui.
Ou através das gravadoras no exterior, The End Records (Norte America) e Okami Records (Europa).
Para entrar em contato a respeito de aparições na midia, utilizem este email.