English Español 日本語

Entrevista com Toshiya e Shinya na Rock Sound (Julho, 2011)

Com a continua crise humanitária no país natal deles, os membros do DIR EN GREY com a sua paisagem sonora, pensaram que eles nunca mais criariam música...


Como estão as coisas no acampamento do DIR EN GREY no momento?

Toshiya: Nós acabamos de completar o nosso novo álbum e terminar a turnê japonesa para os nossos membros do fã-clube. Na verdade, nós estamos de volta ao estúdio novamente porque alguém, que não podemos revelar no momento, nos pediu para compor algumas músicas novas.


Vocês estão se preparando para lançar o oitavo álbum de estúdio de vocês, DUM SPIRO SPERO. O que significa o título?

Toshiya: É Latim para "Enquanto eu respirar, terei esperanças". Não importa como você o interprete ou se você entende o significado paradoxal do título, se algo ficar na sua cabeça depois que você ouvir o álbum, esse será o significado do título para você.


Vocês o descreveram como algo "mais selvagem e vindo de um mundo mais profundo" que os seus trabalhos passados. Isso é um indicativo do que a banda tem passado durantes os últimos três anos?

Toshiya: De várias maneiras é um indicativo do que nós temos passado durante esses últimos 14 anos desde que nós começamos o DIR EN GREY, não apenas dos últimos três anos nos quais nós estávamos criando o álbum. Houve uma certa tensão e ao mesmo tempo um tipo de força mística que nos envolvia junto com a nossa confiança um pelo outro.

Shinya: Eu acho que esse é o ponto mais selvagem e profundo que nós já alcançamos durante a nossa carreira.


Vocês tinham objetivos específicos em termos de como vocês queriam que o álbum soasse?

Toshiya: Nós sempre trabalhamos a partir um ângulo diferente em cada álbum, mas está foi a primeira vez que nós decidimos rever o último álbum lançado. Nós tentamos ver o que estava além do UROBOROS.

Shinya: Completar o álbum além de ser um objetivo também foi uma conquista. Naquela época, durante as gravações, eu era incapaz de ver o final.

Toshiya: Não foi uma viagem fácil do UROBOROS até o terreno inexplorado do DUM SPIRO SPERO, mas agora eu tenho certeza de que nós criamos um mundo novo. Eu acho que tanto os nossos fãs mais velhos e àqueles que ainda têm que presenciar o nosso mundo ficarão perdidos no DUM SPIRO SPERO e incapazes de sair dele.


Vocês demoraram mais para o lançamento deste álbum propositalmente?

Toshiya: Nós queríamos demorar mais para criar este álbum, mas ele também demorou mais devido à circunstâncias inesperadas.

Shinya: Você perceberá que nós passamos muito tempo criando este álbum quando ouvi-lo.


Falando de circunstâncias inesperadas, como naturais de Osaka, o terremoto/tsunami deve ter sido incrivelmente difícil para vocês. Embora seja impossível se preparar para algo assim, vocês tinham algum pressentimento de que "aconteceria em algum momento"? O quão bem preparado vocês acham que o país de vocês estava?

Toshiya: Eu sabia quando aconteceu que não havia nada que eu pudesse fazer. Em relação às precauções adotadas pelo governo, vocês provavelmente podem ver o quão eficazes elas foram de acordo com os resultados.


Onde vocês estavam quando o terremoto aconteceu?

Toshiya: Eu estava no estúdio com o resto da banda. Nós estávamos na fase de pré-produção do nosso álbum. Eu tenho que admitir que o tremor que nos atingiu não foi ordinário. Eu tive que me preparar para o inevitável, para a morte.

Shinya: Eu estava sozinho no estúdio e estava tocando bateria. Quando eu senti o tremor eu abri todas as portas de saída para que elas não emperrassem. Então eu esperei sozinho até que o tremor passasse.


Eu tive que me preparar para o inevitável, para a morte...


Como ele afetou a maneira como a banda age?

Toshiya: Ele deixou uma marca profunda em todos nós, seriamente. Eu pensei que esse poderia ser muito bem o meu último álbum e o nosso último álbum como o DIR EN GREY. Pela primeira vez na minha vida eu senti a gratificação de ter a minha vida poupada, só para ser capaz de viver outro dia e sentir como é ótimo ser capaz de fazer tudo aquilo que nós tomávamos como certo antes. Nós criamos o DUM SPIRO SPERO com o medo de não saber se nós viveríamos para ver o amanhã. Nossa determinação e resignação em relação à tudo está neste álbum, em cada grama dele.


Como vocês acham que o país está se recuperando?

Toshiya: Para ser honesto, eu não acho que o governo fez muito para deixar a situação melhor, pelo menos um pouco. Até mesmo hoje, muitas vítimas do desastre vivem em inconveniência. Muitas pessoas perderam seus entes queridos e com o problema contínuo em relação a instabilidade dos reatores nucleares, os problemas estão se amontoando. Eu gostaria que alguém nós dissesse o que está acontecendo logo!


O rock pode desempenhar um papel na recuperação do país?

Toshiya: Eu não sei se ele ajudará o Japão a se recuperar, mas eu tenho certeza que ele proporciona algum tipo de conforto para algumas pessoas, mesmo que em pequenas doses.

Shinya: Eu espero que ele se torne um conforto para as outras pessoas.


Finalmente o DIR EN GREY retorna ao Reino Unido em agosto para um único show em Londres. O quanto vocês estão ansiosos para voltar?

Toshiya: Eu estou tão contente por ser capaz de retornar à Londres novamente. Eu tenho memórias carinhosas de todos os festivais dos quais nós participamos. Agora mais do que nunca, eu fico feliz por poder visitar os nossos fãs em Londres novamente. Quem sabe, talvez em alguns anos nós não seremos nem capazes de sair do Japão devido à contaminação com radiação. Eu quero passar todo o tempo que me resta neste mundo com todos os meus fãs e eu mal posso esperar para ver todos eles de novo!


Traduzido para o português por imago no SABIR BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário