English Español 日本語

Entrevista com Shinya e Die na Unlimited Music (Agosto, 2011)



Quando analisamos o Dir en grey, parece que vocês estão tentando encontrar a si mesmos musicalmente. Seja tanto no rock, pop ou metal.

Die: Ficamos felizes por você ter mencionado isso, porque estamos sempre tentando encontrar o nosso verdadeiro eu. Nós não estamos tentando ser como as outras bandas. Precisamos sempre ser melhores e mostrar o que podemos fazer. O show de hoje terá que ser melhor do que o de ontem, e assim por diante. Estamos constantemente competindo contra nós mesmos para ver melhorias.


Vocês encontraram o próprio estilo de vocês com o UROBOROS e o DUM SPIRO SPERO?

Shinya: Esse é o nosso estilo no momento, nós não somos uma banda de metal, não nos sentimos como se nós tivessemos alcançado o nosso objetivo final. Estamos à procura de desafios. Nós ainda precisamos progredir, portanto esta não é a nossa última "modificação".


Vocês acham que amadureceram?

Die: Nós estamos mais perto dos nosso objetivo musical. No entanto, não podemos ver realmente como nós amadurecemos, já que é difícil analisar a nós mesmos. Depois da gravação do UROBOROS, tivemos a sensação de que a nossa música estava mais pesada, mais alta. Durante este álbum, nós tívemos um monte de idéias novas. Desta vez, tentamos coisas novas. Tivemos a ajuda de engenheiros, usamos uma guitarra de sete cordas em cada música, o que torna o som mais selvagem, e nós sentimos como se tivessemos alcançado o que estávamos buscando durante a era do UROBOROS. Talvez desta vez, nós tenhamos chegado ainda mais perto do nosso ideal musical.


Vocês já tiveram problemas com a composição das músicas?

Shinya: Nós sempre criamos as músicas novas juntos. Dessa forma, sempre que alguém tem uma idéia, ele dá a todos a chance de encontrar novas idéias. Eu sempre tenho toneladas de idéias em relação a bateria. A parte difícil é decidir qual idéia é a melhor.


O que vocês acham sobre a maneira como vocês começaram a banda?

Die: Quando éramos adolescentes, nós admiravamos as bandas daquela época. Elas tinham cabelos longos e pintados, usavam maquiagem, como o X-Japan. Fomos influenciados por esse estilo de música quando éramos jovens. Nós queríamos ser como eles, queríamos chocar o público com nossas roupas e performances. Logo no início, estavamos felizes com isso já que era o que queríamos. Mas com o tempo, começamos a mudar o nosso pensamento, pois percebemos que as pessoas durante os shows estavam focadas mais na gente do que na música em si. Eu queria mostrar a eles quem eu realmente era, mas eles só viam a roupa. É por isso que decidimos parar de usá-las.


O que vocês podem nos dizer sobre o DUM SPIRO SPERO? Qual é o significado dele?

Shinya: O título significa que podemos ter esperança enquanto vivermos. Você sabe o que aconteceu no Japão, foi uma tragédia enorme. Muitas pessoas que ouvirem o álbum serão capazes de ver a ligação entre o título e o que aconteceu. Você pode olhá-lo dessa maneira, mas você também pode vê-lo de uma forma diferente. Isso depende de cada um.


No ano passado, vocês se apresentaram com o Apocalyptica. Vocês gostam do estilo deles? Como foi?

Die: Foi interessante, já que era uma banda japonesa e uma banda finlandesa se apresentando juntas nos Estados Unidos! Foi divertido! Nós realmente gostamos. Além disso, eles têm um estilo musical que é parecido com o nosso, eles têm a mesma atmosfera. Eles são metal, com certeza, mas havia algum tipo de harmonia entre nós. Foi uma turnê muito inspiradora.


Nós fizemos uma entrevista com o Eicca ano passado, e ele disse que realmente gosta da banda de vocês.

Die: Durante a turnê, regularmente nós tinhamos a chance de beber juntos, e conversamos sobre os nossos projetos futuros. E já que nós também gostamos da música deles, há chances de trabalharmos em outra coisa juntos.


Vocês têm orgulho de serem japoneses?

Die: É engraçado porque, como dissemos, não estamos tentando ser como as outras pessoas. Mas ultimamente, a nossa música está ficando mais pesada e mais parecida com o metal. Então eu acho que é normal se estiverem nos comparando com outras bandas de metal. Porém, nós não nos vemos como uma banda de metal. É estranho, mas talvez para você este álbum soe como metal, mas para nós é apenas o estilo japonês no momento. Este álbum é mais japonês do que o UROBOROS. Nós temos sorte por poder viajar por todo o mundo e conhecer várias pessoas diferentes. É assim que percebemos que somos japoneses. Musicalmente, podemos dizer que somos japoneses. Tudo isso me deixa orgulhoso de ser japonês.


O que vocês acham sobre a situação em Fukushima?

Die: Várias coisas aconteceram lá. Mas é difícil para mim falar sobre isso porque os japoneses não sabem a verdade. Na verdade, na vida cotidiana parece algo que aconteceu na TV apenas. Além de alguns produtos que foram retirados do mercado, ela não teve um grande efeito em nossas vidas. Fukushima está em uma situação ruim no momento, mas é como se ninguém quisesse saber a verdade. No entanto, este evento nos permite perceber a importância da vida cotidiana e de realizar cada show como se fosse o último.


Traduzido para o português por imago no SABIR BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário