English Español 日本語

Resenha da turnê européia PARADOX OF RETALIATION (Agosto, 2011)


Foto por muzyka

A turnê européia PARADOX OF RETALIATION que aconteceu em agosto começou carregando bastante expectativa por causa do lançamento do oitavo álbum DUM SPIRO SPERO no mesmo mês. Sendo o DIR EN GREY, era incerto se a banda tocaria ou não as novas músicas. E a resposta foi que esta turnê viu a apresentação de várias músicas que a banda não havia tocado até então, junto à várias conhecidas e outras que a banda não tocava há tempos, como Zakuro e ain't afraid to die. Essa última ganhou parcialmente uma letra nova e um novo encerramento. Várias outras sofreram minimas mudanças, principalmente no vocal. As novas música de abertura Kyoukotsu no nari e de encerramento, VANITAS com o seu novo mix instrumental (versão presente como música de fundo do DVD que acompanha a versão limitada do DUM SPIRO SPERO) foram introduzidas definitivamente no setlist e os Inward Scream estão entrando em momentos mais inusitados. O setlist da turnê consitiu basicamente das últimas b-sides lançadas em singles e músicas dos álbuns DUM SPIRO SPERO, UROBOROS, THE MARROW OF A BONE, Withering to death. e MACABRE. Em um vídeo exibido durante o evento "Ratio ducat, non fortuna -Zombie-" em setembro, Kaoru comentou que eles queriam disfrutar os shows e apresentar as novas músicas uma por uma. É de se entender, tendo em vista, que muitas das músicas do novo álbum foram tocadas pela primeira vez e em solo internacional, onde nem sempre a organização do show sai como o planejado para a banda.

E assim foi, logo no primeiro show no Wacken Open Air 2011, onde a banda parece ter passado por vários problemas com o monitor de palco bem no início do show. Durante a transmissão ao vivo do show na net, ficou evidente que o Kyo se irritou bastante com isso. Mas tarde o mesmo pediu desculpa aos fãs pelo comportamento. Esse problema técnico, no entanto, parece ter se resolvido mais tarde durante a apresentação e a banda mostrou um desempenho bem melhor. Nos shows seguintes os problemas parecem ter diminuído consideravelmente, a parte por alguns atrasos no início de alguns shows, como no show da Alemanha quando o show só começou 40 minutos após o horário oficial.

A performance da banda durante a turnê foi se dando aos poucos. Durante as músicas novas, a banda parecia um tanto tensa, mas agitada como sempre. 


Foto por vkontakte.ru
Toshiya, com a sua nova roupa, a la vestido, vinha sempre para frente do palco e era muito interativo com o público, outras vezes, levantava o baixo e batia atrás do braço do instrumento. Kaoru, sem sair do lugar tanto assim interagia ao seu modo com o público e outras vezes invertia os lugares com o Die, esse sempre muito sorridente. Houve momentos também onde os dois tocaram juntos, lado à lado. O Shinya, com a sua bateria magistral, dava muito gás lá no fundo. Uma diferença nesta turnê com certeza foi o comportamento do Kyo, que estava muito mais interativo com o público, assim como Die e Toshiya, os motivando. A performance do vocalista tambem foi muito mais intensa, e ele voltou a cortar o interior da boca com as unhas e cuspir sangue em algumas músicas. Já na metade da turnê, o vocalista havia cortado o cabelo, mudado de roupa para o seu traje da Adidas e feito uma tatuagem na perna. Em um momento inusitado, o vocalista escorregou e caiu no palco durante a apresentação da Hungria, mas nada grave e que o impedisse de levantar na mesma hora e proceder com o show.

Outra diferença da turnê foi a presença dos cinco membros em algumas sessões de autográfos.

Abaixo segue a lista de todas as músicas que foram tocadas nesta turnê:

Hageshisa to, kono mune no naka de karamitsuita shakunetsu no yami
OBSCURE (nova versão)
DIFFERENT SENSE
Agitated Screams of Maggots
Gaika, chinmoku ga nemuru koro
Shokubeni
RED SOIL
BUGABOO
ZAN (nova versão)
STUCK MAN
INWARD SCREAM
Mitsu to tsuba (nova versão)
AMON
HYDRA -666-
Reiketsu nariseba
“Yokusou ni DREAMBOX” aruiwa seijuku no rinen to tsumetai ame
LOTUS
ain't afraid to die
Rasetsukoku (nova versão)
DECAYED CROW
VANITAS (Novo mix instrumental)
Kyoukotsu no nari
-karasu-
-saku-
GRIEF
ROTTING ROOT
THE DEEPER VILENESS
C
Zakuro
THE FATAL BELIEVER
Mr.NEWSMAN
DOOZING GREEN
INCONVENIENT IDEAL
Merciless Cult


Fonte: diru_tabloids, nautiljon.com, cliffbuzz, Ab

Nenhum comentário:

Postar um comentário