English Español 日本語

WHAT's IN?: Entrevista com Toshiya x Shinya (Julho 2011)

O segundo single deste ano, "DIFFERENT SENSE" chegou com altas expectativas em relação ao lançamento do álbum em agosto. Um contraste absoluto do seu single anterior, "LOTUS", esta é uma música estimulante que só eles podem criar e que combina ambos, o peso e a suavidade. Mesmo mostrando o seu caminho maior de uma forma única, não há como parar a evolução do DIR ENGREY.

Entrevista e texto: Yuichi Masuda


Eu acho que o nosso caminho maior ainda está mudando.


── Você apresentou "DIFFERENT SENSE" para os seus fãs de base previamente durante a turnê exclusiva para o fã-clube em maio. Foi-me mostrado um nivel de entusiasmo que alguém não esperaria, uma vez que se tratava de uma música nova que foi tocada sem aviso prévio.

Toshiya (abreviado como “T” abaixo): Primeiramente, eu estava simplesmente muito animado por fazer um show depois de tanto tempo. Isso foi porque nós estávamos constantemente confinados no estúdio.

Shinya (abreviado como “S” abaixo): Para nós, esta era uma música com um alto grau de dificuldade, mas mesmo se ela não fosse assim, já havia se passado bastante tempo desde quando nós a gravamos; eu estava mais acostumado com ela do que com uma música antiga. Até mesmo durante o ensaio, pelo contrário, foi muito fácil de tocar já que eu havia praticado intensamente.
 
T: Mas, no meu caso, durante os shows eu tenho a maior responsabilidade em relação ao refrão. Na faixa do CD eu não canto, mas, durante o segundo estrofe eu praticamente fico gritando o tempo todo. No passado nunca houve uma música na qual eu tenha usado tanto a minha voz.


── Esta música, absolutamente, não é o que alguém chamaria convencionalmente de "música feita para ser lançada como single".

T: Provavelmente sim. Mas quando pensamos em lançar mais um single enquanto nós estavamos trabalhando no álbum, achamos que esta música era a mais adequada. É como se ela esclarecesse o que o DIR EN GREY atual estava fazendo.

S: De um modo geral, ela pode não ser uma música feita para ser lançada como single, mas, se alguém ouvisse o álbum, pelo contrário, esta pessoa definitivamente sentiria como se "não houvesse nenhuma outra música para ser lançada como single além desta". Na verdade, foi uma decisão certa que ela fosse lançada agora.

T: Sim. É como se a definição de “como uma single deveria ser” se desfizesse à cada ano. A partir do momento que nós estreiamos, ela já pode ter começado a se desintegrar (risos).


── É uma música bastante ousada com uma composição bastante diferente. Ela foi assim desde o início?

S: Como a estrutura mudou tanto, eu não me lembro da primeira impressão.

T: Na verdade, isso aconteceu depois de "Hageshisa to, KonoMune no Naka de Karamitsuita Shakunetsu no Yami". Naquela época, ela era uma música que tinha uma grande diferença entre as partes intensas e melosas. A partir daquele momento, como resultado de melhorias graduais, ela ficou assim. À principio, também não havia o solo de guitarra. Que também foi uma melhoria. Houve um momento em que o Kaoru disse "Que tal se eu tentar colocar um solo?", ele parecia um pouco envergonhado ao fazer essa sugestão... Mas, foi interessante. Ela ganhou um atrativo inacreditável ao adotarmos uma abordagem maior.


── Sim. Na verdade, apenas por colocar o solo onde "você quer que haja um solo", a música realmente passa a parecer com algo novo.

T: Eu acho que faz muito tempo que nós não adotamos uma abordagem maior. É a mesma coisa com um lutador de luta-livre que é visto como alguém realmente bom quando ele faz algo que não é bom exatamente (risos).

S: Mas eu acho que este solo de guitarra foi incrível. É um ponto muito importante para mim.

T: Em última instância, o caminho maior que nós devemos tomar ainda está mudando. Até agora, já que nós odiavamos "coisas normais" nós continuavamos adicionando coisas através da tentativa e erro, mas é um fato que se nós fizermos algo normal, então isso não será normal. É por isso que ainda existe várias coisas que podemos fazer; na verdade, parece que a abordagem em si se tornou mais ampla.


── E essa parte ficará clara no próximo álbum, certo? Na verdade, que tipo de trabalho ele vai ser...?

S: Para colocá-lo em uma palavra, “caos”. É álbum caótico. Até agora, houve partes que foram caóticas mas ele não se compara em nada com elas.

T: Sim. Além disso, ao mesmo tempo que ele é caótico ele é intenso. Com a forma como as coisas estavam até agora houve um sentimento que nós haviamos conseguido uma realização. Houve o mesmo sentimento quando o "UROBOROS" foi concluído, mas na verdade parecia que havia algo mais além disso. Por agora, por favor, apenas aguardem ansiosamente por ele. O álbum será lançado no segundo semestre deste ano, haverá muita adoração, e também, há mais do que apenas isso.



SINGLE À VENDA 22.06

"DIFFERENT SENSE"

FIREWALL DIV
SFCD-0084~85 [Edição Limitada = CD + DVD] ¥ 1.890
SFCD-0086 [Edição Regular = CD] ¥ 1.260

1 DIFFERENT SENSE
2 Tsumi to Kisei
3 RED SOIL [AO VIVO] (Gravação ao vivo feita em 9 de novembro, 2010 no NAMBA Hatch)


■ DVD da Edição Limitada de DIFFERENT SENSE (Cenas de Gravação)

Uma mudança de fluxo acelerado que te ataca continuamente com uma velocidade de tirar o fôlego

O novo single após "Hageshisa to, KonoMune no Naka de Karamitsuita Shakunetsu no Yami" e "LOTUS", com o seu fluxo acelerado, te ataca continuamente com uma velocidade de tirar o fôlego, a partir do turbilhão da abertura ele cai em um mundo lírico; é uma música estimulante que somente esta banda pode fazer. A chave para entender esta progressão é o solo de guitarra, e as guitarras gêmeas entrelaçadas são um ponto. Uma regravação intitulada de "Tsumi to Kisei" de "Tsumi to Batsu" também está incluída no single – música que foi incluída em seu primeiro álbum major "GAUZE" -, e uma gravação ao vivo de RED SOIL (Gravação ao vivo no show em Osaka no ano passado). Particularmente, existe tanta diferença em relação à Tsumi to Kisei que até mesmo os fãs de base não serão capazes de reconhecê-la ao escutá-la apenas uma vez. É uma música que ninguém pode deixar de ouvir!


PERFIL
Dir en grey / Foto apartir da esquerda, Toshiya (b), Kaoru (g), Kyo (voz), Shinya (b), Die (g). A banda foi formada em 1997 e estreiou com o single "JEALOUS" em 1998. Eles têm uma base de apoio infalível não apenas no Japão mas também na Europa e América. HP = http://www.direngrey.co.jp


Traduzido para o português por imago no SABIR BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário