English Español 日本語

Entrevista com o Die e o Shinya na VerdamMnis (Agosto, 2011)


2011 © Revista VerdamMnis
Entrevistador: Mandah Frénot
Fotográfo: Nicko Guihal

"DUM SPIRO SPERO" acabou de ser lançado. Quanto tempo levou para vocês criarem e gravarem o álbum?

Die: Muito tempo, mais de um ano. A criação e o processo de gravação começou depois que fizemos o show do Budokan em janeiro de 2010 no Japão. No entanto, durante esse período nós fizemos turnês também no Japão, então eu não acho que mantivemos qualquer tipo de cronograma preciso. Quero dizer, nós não estávamos o tempo todo gravando, mas estávamos constantemente trabalhando e criando. Demorou bastante tempo para concluí-lo porque não gostamos de nos apressar . Uma música pode levar de um mês a um ano para ser concluída. Nós terminamos há alguns meses atrás.


O título do álbum é um provérbio latino que significa "Enquanto eu respirar, terei esperança". Está relacionado com o clima atual no Japão depois do que aconteceu em 11 de marco de 2011?


Shinya: Optamos por este título depois do que aconteceu no Japão de modo que podemos ter sido mentalmente influenciados por isso. No entanto, nós não queremos forçar um determinado significado para as pessoas. Tome-o como quiser, o seu significado é o nosso!


Há algo novo, vocal e musicalmente em cada álbum. Isso é algo intencional ou acontece naturalmente?


Die: É uma espécie de mistura de ambos: é ao mesmo tempo natural e intencional. Estamos sempre dispostos a criar algo novo, de modo a melhorar a nós mesmos e para não ficarmos entediados. No entanto, não tentamos ser algo que não somos. Quero dizer, nós apenas fizemos o nosso melhor para transmitir musicalmente o que estava em nossos corações, aquilo que queríamos dizer naquele exato momento. Nós não estávamos tão preocupados com a idéia de mudar, as idéias apenas surgem naturalmente. Aquilo que nós realmente focamos foi na qualidade do som. A partir deste ponto, nós diversificamos e expandimos nossos horizontes, e então tentamos retratar isso na base da música. Nosso processo tem sido sempre "agarra-se a várias coisas e transformar aquilo que sentimos em som" e isso acontece naturalmente.



"DUM SPIRO SPERO" é bastante denso e diversificado. Para mim é obviamente, no entanto mais obscuro, a continuação do "UROBOROS". Como você o descreveria em comparação com seu trabalho anterior?


Shinya: Depois do "UROBOROS", decidimos esperar por algum tempo, para superá-lo, antes de trabalhar em um novo álbum a fim de criar algo ainda mais especial e único. No novo álbum, as músicas são um pouco mais fortes e mais profundas do que fizemos no nosso trabalho anterior. Eu acho que o "DUM SPRIRO SPERO" ultrapassa o "UROBOROS".

Die: Como você disse Mandah, é muito mais diversificado e mais sombrio. Eu concordo completamente com isso. Todas as músicas foram criadas com guitarras de sete cordas, é por isso que temos uma ressonância mais pesada e mais obscura no novo álbum. Há mais partes harmônica e solos que adicionam cores variantes para as partes de guitarra. "DUM SPIRO SPERO" é provavelmente mais preciso em relação as guitarras do que o "UROBOROS " e, definitivamente, muito mais amplo musicalmente falando.


O álbum inicia com "Kyoukotsu no Nari", uma faixa instrumental arrepiante. As intros dos seus álbuns sempre oferecem uma visão exata do som e da atmosfera de um todo (de todo o álbum). Vocês criam a introdução do álbum no qual vocês estão trabalhando antes das outras músicas, de modo a guiá-los ou vocês a criam depois que todas as musicas são feitas?

Die: Hum ... Interessante. Não havia uma visão do álbum como um todo, para nos guiar, tentamos nos concentrar em fazer uma música de cada vez e, por fim, acabamos com uma imagem completa. "Kyoukotsu no Nari" foi feita durante a última parte da gravação. Fizemos a "THE BLOSSOMING BEELZEBUB", a primeira música do álbum, quase ao mesmo tempo para obter uma combinação lógica e coerente. Na verdade, nós mudamos o arranjo de "THE BLOSSOMING BEELZEBUB" um pouco mais tarde porque queríamos que soasse mais adequadamente com a "Kyoukotsu no Nari". Nós não temos qualquer cronograma especial em relação a criação das músicas de abertura , mas é correto dizer que essas músicas são especiais para nós e que nos concentramos nelas.


A faixa bônus "Rasetsukoku" é uma regravação da música originalmente encontrada no "MACABRE", álbum de 2000. Isso é algo que vocês fizeram antes com a "HYDRA" e "ZAN" por exemplo. Como vocês escolhem as músicas que vocês regravam e por quê?


Shinya: Desta vez, decidimos regravar "Rasetsukoku", porque sabemos que é uma música muito importante para as apresentações ao vivo, não apenas no Japão mas também no exterior.
Os fãs ficam selvagens quando a tocamos, então nós realmente queríamos reescrevê-la para tocá-la nessa turnê. Nós só queríamos atualizá-la para ambos, nós mesmos e os fãs.


Qual foi o seu maior desafio na gravação do novo álbum?


Die: A parte mais desafiante na criação do álbum foi, provavelmente, a mixagem (Engenheiro de mixagem: Tue Madsen) e o processo de masterização (Engenheiro de masterização: Alan Douches). Em relação à masterização, queríamos que o nosso som fosse o mais perfeito possível, quero dizer, como nós queríamos que ele soasse, mas já que convidamos um cara ocidental para o fazê-lo, foi muito difícil discutir os detalhes através da Internet. Isso é algo que seria melhor ser feito pessoalmente. Foi muito complicado trocar idéias, reunir as peças e garantir que teríamos o que nós queríamos. O processo de masterização foi definitivamente o passo mais desafiante da gravação.


Eu acho que a arte da capa do álbum representa Tarani Bosatsu (Tara), a "Mãe da Libertação" no Budismo tibetano. Vocês podem nos falar mais a respeito isso?


Shinya: Woah! A arte da capa do álbum não é baseada em uma religião em particular. Para o "DUM SPIRO SPERO" queríamos um símbolo espiritual que todos pudessem se relacionar, mais precisamente, que pudesse se comunicar com todos. Também queríamos algo diferente das nossas capas anteriores. Yoda Koji o projetou. Temos trabalhado com ele por anos.


A arte da capa e título do "DUM SPIRO SPERO" referem-se a esperança e vida, enquanto o seu conteúdo -a música e as letras- desperta bastante o contrário. Isso foi proposital?


Die: Essa contradição não foi realmente intencional. "Esperança" é definitivamente uma palavra-chave para o álbum e especialmente para a arte da capa. Nós discutimos muito. O cenário dos bambus é muito significativo. O bambu transmite a idéia de santidade e serenidade no entanto na arte da capa a madeira dos bambus é escura e invasiva. A luz que vem do "ser iluminado" transmite a idéia de espiritualidade e vida. Em última análise, significa manter viva a fé e a esperança, mesmo que você esteja vivendo o pior: Enquanto eu respirar, terei esperança. Temos falado muito sobre isso... Como a luz brilha sobre os bambus e assim por diante. Em relação ao conteúdo do álbum, é exatamente a mesma coisa. Como você disse, a maior parte das músicas é obscura e pesada, mas as melodias iluminam o todo. Se isso faz você questionar, ótimo. Será que nós temos esperança ou não? É significativo.


Entendi, interessante. A "LOTUS" também transmite os valores e idéias que você descreveu.


Die: Exatamente.


Para você, qual é a maior força do DIR EN GREY (em comparação com outras bandas)?


Die: Hum... É difícil dizer porque nós não olhamos para as outras bandas (risos). Mas, para mim, eu acho que nós temos a coragem de fazer o que as outras bandas têm medo de fazer. Quero dizer, musicalmente nós vamos além do formato estabelecido em outros lugares. Nossos recursos visuais e vídeos são meticulosos, chocantes e grotescos. Toda a identidade da banda é única. Esta é a nossa força. Nós motivamos uns aos outros, a idéia é crescer juntos, desenvolver juntos, e continuam a inspirar uns aos outros com o que cada um traz para a banda. É definitivamente algo á mais. Além disso, a maioria das bandas tentam ser simpáticas com as pessoas, com a mídia, o que não é nosso caso. Não estamos aqui para agradar ninguém, nós temos a coragem de fazer o que queremos fazer em todos os níveis.



Traduzido para o português por Uka no SABIR BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário